Em visita a povo indígena no Pará, vice-líder da ONU reforça luta por direitos

No território indígena Mapuera, no estado brasileiro do Pará, Amina Mohammed ouviu a comunidade e se comprometeu a levar a voz dos povos indígenas para o mundo; ela destacou a importância de assegurar acesso a meios como transporte, tecnologia, terras e serviços básicos.

ONU Brasil A vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, visita a comunidade Mapuera, no estado do Pará, Brasil

Nesta quinta-feira, a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, visitou a terra indígena Mapuera, no estado brasileiro do Pará.

Ela chegou ao país na terça-feira e esteve em reuniões em Brasília com governo, sociedade civil e representantes da ONU antes de se dirigir ao norte. Amina Mohammed afirmou que “visitar o Brasil sem visitar a Amazônia não é visitar o Brasil”.

O valor da voz dos povos indígenas

Ao se dirigir para a comunidade, a vice-líder da ONU afirmou que também vem de uma tribo indígena africana, e por isso “entende o valor da voz dos povos indígenas.”

Amina Mohammed disse à população local que estava ali “para ouvi-los, para vê-los, para senti-los” e para agir em prol dos direitos deles.

Ela destacou que ouviu o que as pessoas lhe contaram durante a visita e que ela “levaria essa voz para Brasília, para Belém, para Nova York, para o mundo”.

A vice-líder da ONU enfatizou as demandas relacionadas a transporte, tecnologia, terras e serviços básicos e afirmou que esses “não são favores e sim direitos.”

Segundo Mohammed, as Nações Unidas estão comprometidas em “levar e amplificar a voz” dos povos indígenas e apoiá-los.

Ambição global

Nos dois primeiros dias de viagem ao país, a vice-secretária-geral e sua comitiva tiveram diversos encontros com o Governo Federal, em Brasília, inclusive com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Luiz Viera; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo; a ministra do Meio Ambiente e Clima, Marina Silva; e o assessor especial do presidente para Assuntos Internacionais, Celso Amorim.

A vice-chefe da ONU também se reuniu com altos funcionários representantes dos ministérios de finanças e planejamento, entre outros.

Mohammed elogiou os esforços do governo para fortalecer a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, e debateu a importância de aumentar a ambição no cenário global para a Agenda 2030, ação climática e reforma do sistema financeiro internacional.

PUBLICADO POR: ONU – Em visita a povo indígena no Pará, vice-líder da ONU reforça luta por direitos | ONU News 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *