PF deflagra operação para combater extração ilegal de minérios

Área total desmatada equivale ao tamanho de 118 campos de futebol. Foram apreendidos maquinários e equipamentos, além das estruturas inutilizadas, gerando um prejuízo de R$ 8 milhões aos criminosos

Foto: Polícia Federal DPF

Porto Velho/RO. A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (IcmBio), deflagrou a Operação Retomada, para reprimir crimes ambientais, especialmente a extração ilegal de minério. A ação ocorreu entre os dias 29/6 e 2/7, no Parque Nacional Campos Amazônicos e na Terra Indígena Tenharim Marmelos.

A equipe formada por 20 policiais federais, além de oito servidores do IcmBio, encontrou um cenário de grande devastação ambiental, em uma área estimada de 118 hectares, equivalente ao tamanho de 118 campos de futebol, onde eram empregados produtos ilegais e tóxicos. Na ação, foram utilizadas duas aeronaves do IcmBio.

Durante os quatro dias de trabalhos, foram destruídas duas escavadeiras hidráulicas, 11 motores de dragagem, quatro geradores de energia elétrica, oito veículos, entre motocicletas e caminhonetes, além de dez acampamentos destruídos: um prejuízo estimado em R$ 8 milhões.

VER GALERIA DE FOTOS: DPF – POLÍCIA FEDERAL

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia – PF deflagra operação para combater extração ilegal de minérios — Polícia Federal (www.gov.br)