“O Chamado do Raoni”

Na próxima semana, ocorrerá um evento histórico liderado pelo renomado cacique kayapó, Raoni Metuktire, em defesa dos Direitos dos Povos Indígenas no Brasil. O “Chamado de Raoni” acontecerá de 24 a 28 de julho na aldeia Piaraçu, no Mato Grosso, e reunirá lideranças indígenas de todo o país.

O evento será exclusivo para convidados de Raoni, estimando-se a participação de 500 a 700 pessoas, e contará com três dias de conversas e trocas de experiências entre os líderes indígenas, buscando estabelecer uma plataforma unificada de reivindicações em defesa de seus direitos territoriais, culturais e ambientais.

Nos dois últimos dias do encontro, estão previstos a presença de convidados não-indígenas, incluindo o presidente Lula. Outros nomes como a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, e a deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG) confirmaram presença no evento.

FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor: AMIGOS DA TERRA – AMAZÔNIA BRASILEIRA 

Relacionadas: