Funai promove reunião de articulação de políticas sociais e de cidadania em São Gabriel da Cachoeira (AM)

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu no mês de março uma série de reuniões no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, voltadas à garantia das políticas de proteção social diferenciadas para os povos indígenas e estabelecimento de parceria em apoio aos estudantes indígenas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus São Gabriel da Cachoeira. Os trabalhos foram conduzidos pela diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta Andrade.

Foto: Funai

Na ocasião, a comitiva da Funai se reuniu com dirigentes da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), do Instituto Federal do Amazonas, da Secretaria Estadual de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o grupo de comunicadores indígenas do Rio Negro Wayuri e com o Coletivo de Apoio aos Povos Hupd´äh, Yuhupdëh, Däw e Nadëb (Caphydn). A equipe também visitou o acampamento Hupda no Parawari, onde os indígenas enfrentam graves problemas de vulnerabilidade social.

A Funai participou ainda do evento de Formação Técnica das equipes da Secretaria Estadual de Assistência Social e da Secretaria de Assistência Social de São Gabriel da Cachoeira, em um trabalho de matriciamento, em que as equipes da Funai e das secretarias promovem formação sobre políticas e ações indigenistas e políticas de proteção social. A Funai participará, ainda, da Formação das equipes do Cadastro Único dos municípios da calha do Rio Negro, em Santa Isabel do Rio Negro, no período de 24 a 28 de abril de 2023.

Rede Interinstitucional

A Funai lançou neste mês a Rede Interinstitucional de Proteção Social dos Povos Indígenas do Amazonas em parceria com diferentes órgãos, a iniciativa busca a promoção e garantia das políticas de proteção social diferenciadas para os povos indígenas, com especial atenção aos povos de recente contato.

Entre as prioridades está o desenvolvimento de políticas nos territórios indígenas, evitando, assim, o deslocamento deles das comunidades / aldeias para a zona urbana; o acesso a informação e consulta; a melhoria dos serviços ofertadas nas cidades, com acolhimento; visibilização dos povos indígenas em contexto urbano; valorização do território e cultura; atuação bilíngue e por meio de intérpretes; e remodelamento regionalizado das ações. Clique aqui para saber mais.

Assessoria de Comunicação / Funai – Funai promove reunião de articulação de políticas sociais e de cidadania em São Gabriel da Cachoeira (AM) — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)