Ministério da Saúde – Missão Yanomami

Terra Yanomami receberá profissionais do Mais Médicos em março, diz ministra da Saúde – Em entrevista à Voz do Brasil, Nísia destacou que a incorporação de profissionais de saúde e a assistência em geral têm caráter permanente

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a chegada de 14 profissionais do Mais Médicos para assistência em território Yanomami. Segunda a ministra, serão médicos que, primeiramente, vão receber uma capacitação para conhecer a realidade do território e agir da forma adequada. A informação foi dada nesta quinta (23), em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

“[Posteriormente,] mais cinco médicos também se incorporarão ao programa. Essa é uma ação de caráter permanente, além de outras ações de segurança alimentar que, agora, estão em fase de emergência, mas que também se darão de forma permanente, de maneira adequada aos hábitos culturais e alimentares do povo Yanomami”, disse a ministra.

Depois de um mês de declaração da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) no território Yanomami, mais de cinco mil atendimentos médicos aos indígenas encontrados em grave situação de desassistência foram realizados. Entre as crianças acompanhadas na Casa de Saúde Indígena (Casiai), 78% ganharam peso e evoluíram do quadro grave de desnutrição para moderado. O dado foi celebrado pela ministra durante a entrevista.

Nísia também falou do lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, que será realizado na próxima segunda-feira (27), com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A ministra explicou aos ouvintes da Voz do Brasil que os idosos, incluindo os que vivem em casas de repouso, estão contemplados neste primeiro momento das ações.

A ministra tratou, ainda, do investimento no programa para redução de espera para cirurgias eletivas no SUS. “Já instituímos o programa e ele olha justamente a diversidade no Brasil, sabendo que em algumas regiões temos pessoas há muito tempo esperando. Estamos alinhando em cada estado um plano com as necessidades de cada um e investindo recursos, nessa primeira etapa, na ordem de R$ 600 milhões”, explicou.

Clique para acessar a entrevista completa.

Nathan Victor
Ministério da Saúde – Terra Yanomami receberá profissionais do Mais Médicos em março, diz ministra da Saúde — Ministério da Saúde (www.gov.br)