Publicada resolução do CNPE que reconhece o interesse estratégico da linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista

Linha de transmissão permitirá aos consumidores de Roraima perceberem os mesmos níveis de qualidade da energia do restante do Brasil.

Postada em: MME

Foi publicada, nesta terça-feira (27/09), a Resolução 07 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que reconhece o interesse estratégico das obras da linha de transmissão que irá conectar a rede elétrica do estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O projeto permitirá aos consumidores de Roraima perceberem os mesmos níveis de qualidade de fornecimento de energia do restante do Brasil e também deverá resultar na redução estrutural de custos para todos os consumidores brasileiros.

Nos próximos 36 meses, serão construídos cerca de 715 km, sendo 425 km no estado de Roraima e 290 km no Amazonas, margeando a BR-174, rodovia federal que liga as duas capitais. Desse total, cerca de 122 km da linha de transmissão estarão na Terra Indígena Waimiri Atroari. As obras na subestação Boa Vista têm previsão de início ainda em outubro de 2022.

Com a obra, haverá a redução de custo para os consumidores de todo país, a ampliação da segurança do atendimento à capital Boa Vista e a redução do uso de combustíveis fósseis.  Além disso, o empreendimento constitui a maior ação ambiental do Ministério de Minas e Energia, com a redução de geração de energia elétrica de fontes de combustíveis fósseis.

Na última quinta-feira (22/09), foi firmado acordo judicial para equacionar as questões relacionadas ao Componente Indígena do Plano Básico Ambiental (PBA-CI) para atendimento às condicionantes previstas no plano. O acordo representou um marco do consenso pela continuidade do empreendimento, desejado pela população de Roraima, e consolida os esforços do Governo Federal para viabilizar o atendimento das compensações ambientais importantes para a comunidade indígena.

O projeto também é reconhecido como de interesse nacional pelo Conselho de Defesa Nacional (CDN) e qualificado como estratégico pela Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI).

Assessoria de Comunicação Social – MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA – MME 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *