No Dia Internacional dos Povos Indígenas, Funai reforça compromisso com a proteção e promoção dos direitos das etnias do país

Nesta terça-feira (9) é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Para celebrar a data, a Fundação Nacional do Índio (Funai) reafirma a sua missão institucional e reforça o compromisso de proteger e promover os direitos das diferentes comunidades indígenas do país, sempre com respeito à cultura e autonomia das etnias, bem como reconhecimento e valorização dos seus usos, costumes e tradições.

(foto: Mário Vilela/Funai)

Instituído em 1994 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado anualmente, numa referência ao dia da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra, em 1982. A data nos convida à reflexão sobre a importância sociocultural das populações indígenas e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Com uma trajetória de mais de cinco décadas, a Funai é responsável pela coordenação e execução da política indigenista do Governo Federal. A fundação está presente em todo o país, por meio de 39 Coordenações Regionais, 240 Coordenações Técnicas Locais e 11 Frentes de Proteção Etnoambiental. Sua missão institucional envolve cerca de 1 milhão de indígenas, que ocupam quase 14% do território nacional. São 305 etnias e 274 línguas.

Os indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, em todos os estados da Federação, inclusive no Distrito Federal. Segundo o último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, a Região Norte concentra o maior número de indígenas, com cerca de 38% do total da população indígena do país. Nessa Região, o estado com o maior número de indígenas é o Amazonas.

A Região Nordeste possui cerca de 26% da população total indígena no Brasil. O estado da Bahia é o que apresenta a maior concentração de indígenas na Região. O terceiro lugar fica com o Centro-Oeste, com o estado de Mato Grosso do Sul, concentrando o maior número de indígena. As regiões com menor número de indígenas são a Sudeste e a Sul, sendo São Paulo e o Rio Grande do Sul os estados com maior número de indígenas em suas regiões. Os dados serão atualizados com a realização do Censo 2022, que teve início neste mês.

Assessoria de Comunicação / FUNAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *