Militares do 6° Pelotão Especial de Fronteira realizam parto de indígena

São Gabriel da Cachoeira (AM) – No dia 04 de julho de 2022, a equipe médica do 6º Pelotão Especial de Fronteira (6° PEF) do Comando de Fronteira Rio Negro/5°Batalhão de Infantaria de Selva foi acionada para realizar o parto da Sra. Elen Katiane Lemos, 20 anos, da etnia Tukano, no distrito de Pari-Cachoeira.

Foto postada em: 2ª Bda Inf Sl

A parturiente, que já estava a 18h em trabalho de parto, foi conduzida ao Polo Base do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro (DSEI-ARN) onde a equipe médica do 6º PEF realizou manobras para reposicionar o bebê, possibilitando a realização do parto.

Segundo o Sr. Jacson Barreto, enfermeiro e chefe da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), o parto era com distorcia (o feto estava transverso) e os militares deram apoio médico, que foi fundamental para o sucesso de todo o procedimento. Também ressaltou que, sem a atuação do médico seria necessário remover a gestante para o Hospital da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira. Cabe ressaltar que, o distrito de Pari-Cachoeira está a 495Km fluviais da sede, o que dificultaria ainda mais a situação da mãe e do bebê.

Por fim, os militares que compõem a equipe médica do 6º PEF realizaram com sucesso o parto, demonstrando a disponibilidade permanente não somente para o cumprimento da missão de Defesa e manutenção da Soberania na região, mas a capacidade técnica e preparo profissional para prestar o apoio médico necessário à comunidade local. Assim, a mãe e a criança retornaram para a Comunidade Indígena de Bela Vista, no rio Tiquié, distante cerca de 10Km de Pari-Cachoeira. Ambos passam bem.

PUBLICADO POR: 2ª Bda Inf Sl    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *