Com participação da Funai, ação combate desmatamento ilegal na Amazônia

Em ação coordenada com a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Força Nacional, a Polícia Federal deflagrou no último dia 7 a Operação Sonho Distante, com foco no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, no estado do Pará, dentro do contexto da Operação Guardiões do Bioma – Base São Felix do Xingu/PA.

Operação Sonho Distante tem foco no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Foto: Divulgação/PF

A ação foi motivada por denúncias recebidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em Redenção (PA) no início do mês de abril, as quais relataram o surgimento de um garimpo clandestino de ouro em uma área da Terra Indígena Kayapó, distante mais de 160 km via terrestre da cidade de São Felix do Xingu (PA).

A incursão no local do garimpo ocorreu com o uso de helicóptero do Centro de Operações Aéreas do Ibama (Coaer), tendo em vista que a via de acesso se encontra intransitável para veículos, mesmo com tração 4×4, surpreendendo os garimpeiros em plena atividade.

Na ação, foram fechados três garimpos clandestinos de ouro, inutilizadas três escavadeiras hidráulicas, diversos motores e estruturas de apoio aos garimpeiros, além da apreensão de documentos e de mercúrio. O dano ambiental será quantificado, posteriormente, pela perícia da Polícia Federal, para fins de ressarcimento por parte dos infratores.

Assessoria de Comunicação / FUNAI
com informações da Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *