Brigada de Infantaria intensifica vigilância de fronteira em Pacaraima (RR)

Boa Vista (RR) – A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) intensificou a vigilância da linha de fronteira em Pacaraima (RR), após a flexibilização das restrições da entrada de estrangeiros no país, determinada pela Portaria Nº 655, de 23 de junho de 2021, da Presidência da República/Casa Civil.

Crédito: 1ª Bda Inf Sl

A atuação, denominada Operação Controle, ocorre em coordenação com a Força-Tarefa Logística Humanitária, a Polícia Militar de Roraima, a Polícia Federal, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), a Força Nacional de Segurança e a Polícia Civil.

Durante a Operação Controle, a 1ª Bda Inf Sl realiza ações de patrulhamento a pé e motorizado e estabelece postos de bloqueio e controle de estradas para impedir a passagem de imigrantes venezuelanos por rotas ilegais na fronteira, entre a cidade de Pacaraima e a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén.

Entre os meios utilizados, destacam-se o emprego do helicóptero HM-1 Pantera, drones e óculos de visão noturna para apoiar o levantamento de informações e incrementar a vigilância.

Todas essas ações são realizadas em complemento às ações humanitárias da Operação Acolhida, visando garantir o ordenamento da fronteira e um ambiente seguro e estável na região, inclusive para os próprios venezuelanos que aguardam a regularização migratória no território brasileiro. A 1ª Bda Inf Sl cumpre o seu dever legal previsto na Constituição Federal e nas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010, garantindo a segurança na faixa de fronteira, no extremo norte do Brasil.

Operação Controle
A Operação Controle foi autorizada pelo Ministério da Defesa por meio da Diretriz Ministerial Nº 04/2018, de 28 de fevereiro de 2018, que determina ao Exército Brasileiro a intensificação da vigilância na linha de fronteira próxima a cidade de Pacaraima, em conjunto com os órgãos de segurança pública, de maneira a coibir os delitos transfronteiriços e apoiar as atividades de controle de imigrantes.

Fonte: 1ª Bda Inf Sl

PUBLICADO POR:    EXÉRCITO BRASILEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *