FAB transporta profissionais de saúde para comunidades indígenas

A Força Aérea Brasileira (FAB) mantém o apoio no Transporte Aéreo Logístico de materiais e de profissionais de saúde para comunidades indígenas do estado de Roraima.

Uma aeronave C-105 Amazonas pertencente ao Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, iniciou o transporte de materiais de saúde na segunda-feira, 29 de junho, de Manaus (AM) para Boa Vista (RR), levando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos que foram usados nos atendimentos das comunidades indígenas.

Na terça-feira, 30 de junho, o FAB 2809 decolou de Boa Vista para a comunidade de Auaris, no município de Amajari, localizada no extremo norte do Brasil, próximo à fronteira com a Venezuela. Na quarta-feira, (1°), o destino da aeronave foi a aldeia de Surucucu, no município de Alto Alegre. Profissionais de imprensa, nacional e estrangeira, também acompanharam esta ação interministerial de apoio aos indígenas. A missão faz parte da Operação COVID-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa em coordenação com o Ministério da Saúde.

A Tenente Médica Fernanda Ribeiro, do efetivo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), é uma das profissionais de saúde que realizou atendimento aos indígenas. “É muito importante ajudar quem necessita e principalmente aqueles que não têm acesso aos atendimentos especializados. A troca de experiências entre os profissionais de saúde das Forças Armadas está sendo um grande aprendizado”, relatou.

Operação COVID-19

Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no país. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 Unidades Federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, doação de refeições para caminhoneiros, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Assista aqui ao vídeo da missão.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

Fotos: Tenente Íris/Cecomsaer, Sargento Neves/Ala 7,Igor Soares/Ascom MD  

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves

Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Major Monteiro  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.