Obras da BR-174 são retomadas após acordo entre DNIT e indígenas de RR

O presidente da FUNAI, Antônio Costa, se reuniu em Roraima nessa segunda-feira (13) com o secretário nacional de gestão do Ministério dos Transportes, Luciano Castro, o coordenador regional da Fundação no Estado, Ríley Barbosa Mendes, e representantes das comunidades indígenas da região para discutirem a autorização de execução das obras de restauração da BR- 174, que faz fronteira entre Brasil e Venezuela.

No encontro, foi acordado que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) poderá executar as obras dentro de 40 km da terra indígena de São Marcos, desde que realize serviços de recuperação de vicinais e retire das comunidades os materiais para a execução. Esses serviços serão realizados através de licitação imediata, aproximadamente em 60 dias.

“Essas obras vão trazer para Pacaraima reforma de acostamentos e, consequentemente, a diminuição dos acidentes nas estradas e nas terras indígenas, garantindo a segurança dos povos que vivem na região”, ressaltou o presidente.

Em paralelo, será feito um novo acordo para dar continuidade ao restante das obras da rodovia através de convênio com a prefeitura de Pacaraima, que trarão benefícios como a reforma do centro de reunião Makunaima, posto de saúde, aquisições de carros e barcos para fiscalização das terras e estruturação de criação de gado, manutenção e melhoria de vicinais, ações de segurança e sinalização, fortalecimento das instituições indígenas e prevenção do alcoolismo junto às comunidades.

46ª Assembleia do Conselho Indigenista de RR

Ainda em Roraima, o presidente Antônio Costa foi recebido por todas as lideranças indígenas e pelos funcionários da Coordenação Regional na 46ª Assembleia do Conselho Indigenista do Estado. No encontro, foi apresentado um projeto de sustentabilidade produzido pelas comunidades, os índios se comprometeram a trabalhar pelo fortalecimento da FUNAI e os funcionários da CR relataram as necessidades da região. 

“A sustentabilidade é um dos pilares do nosso trabalho à frente da FUNAI, e o projeto tem todo o nosso apoio”, afirmou Antônio Costa.

 

ASCOM FUNAI

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *