Sub-relatora diz que CPI da Funai vai investigar recursos destinados à saúde dos índios

A deputada Tereza Cristina (PSB-MS), sub-relatora da CPI destinada a investigar a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na demarcação de terras indígenas e quilombola, informou que a comissão vai investigar para onde estão indo os recursos destinados à saúde dos índios que sofrem com a falta de atendimento médico adequado. 

A CPI esteve semana passada no estado do Mato Grosso do Sul para verificar conflitos entre índios e produtores rurais. Enquanto os índios acusam ataques de pistoleiros, os produtores reclamam de invasões. A comissão realizou diligências nas cidades de Amabaí, Dourados e Campo Grande, entre os dias 6 e 10 de junho.

Tereza Cristina avaliou as visitas como muito produtivas, porque no contato direto com índios e produtores os deputados puderam conhecer a realidade vivida nessas localidades.

“Uma coisa é você ouvir na Câmara quando vão os professores, os antropólogos ou mesmo os indígenas. Agora, nós vamos lá dentro da aldeia, dentro da propriedade que foi invadida e que, às vezes, a pessoa já voltou ou está fora da propriedade. Você vê os dramas pessoais dos dois lados, que estão acontecendo e que o Poder Público não tem feito nada para ajudar”, afirmou.

A comissão se reúne nesta quarta-feira (15) para ouvir o depoimento do cacique da Terra Indígena Balaio, no Amazonas, Álvaro Fernandes Sampaio (Álvaro Tukano).

 

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *