Nota: Funai lamenta morte de indígena com COVID-19

A Funai lamenta informar a morte do indígena Yanomami de 15 anos Alvaney Xiriana Pereira, da sub-etnia Xiriana. Alvaney havia sido diagnosticado com COVID-19.

WhatsApp Image 2020-04-06 at 11.52.08

Segundo o Ministério da Saúde, o jovem estava internado no Hospital Geral de Roraima e faleceu nesta quinta-feira (09) vítima de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

O indígena era morador da Comunidade Boqueira, oriundo da Comunidade Rehebe, e havia passado um período na Comunidade Boqueirão, quando teria apresentado os primeiros sintomas. Equipes de saúde já ingressaram no local para auxiliar no mapeamento daqueles que mantiveram contato com o jovem, além de realizar o isolamento do grupo para melhor acompanhamento.

A Fundação continua o apoio às comunidades, seguindo os protocolos de contingenciamento junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena e aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Além disso, a Funai fornecerá o necessário, como alimentação e combustível, para facilitar o atendimento das equipes de saúde no monitoramento dos sintomas e possibilitar a permanência dos indígenas nas aldeias.

Assessoria de Comunicação / Funai – Publicado em 11 Abril 2020 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *