RAPIM abre espaço para participação de organizações indígenas

As organizações indígenas dos países que fazem parte do MERCOSUL estão sendo convocadas a participarem da IV Reunião de Autoridades Sobre Povos Indígenas (RAPIM) que acontecerá nos dias 14 e 15 de junho de 2016, em Montevideo, Uruguai. 

As organizações indígenas terão espaço de discussão exclusivo no dia 14 de junho, além de participar das discussões com os Estados membros e associados. No dia 15, terão 40 minutos para apresentar os resultados de suas discussões internas na reunião de autoridades. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico http://registroups.mercosur.int/.

A convocatória das organizações indígenas visa criar espaço e condições para garantir a participação de representantes indígenas com o objetivo de avançar as discussões dos eixos do Plano de Ação.

Nas duas últimas reuniões, foram discutidos temas importantes para povos indígenas de fronteira como a realização de um recenseamento nominal georeferenciado de povos indígenas fronteiriços dos Estados partes do MERCOSUL e Estados associados; a negociação de um Acordo sobre Residência de Indígenas Fronteiriços do Mercosul e Estados associados, além da múltipla cidadania de indígenas fronteiriços.

 

Texto: Eleonora de Paula/ ASCOM Funai.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *