RR – Terra indígena receberá energia eólica

Projeto Cruviana para implantação de energia gerada pelo vento está em andamento e recebeu posição favorável dos índios. 

O Projeto Cruviana, uma parceria entre o Conselho Indígena de Roraima (CIR), o Instituto Socioambiental (ISA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), poderá finalmente sair do papel. A informação é do senador Telmário Mota (PDT). O projeto avalia continuamente o potencial para geração de energia eólica na região Nordeste de Roraima, onde está a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

De acordo com o parlamentar federal, este será o primeiro na região Norte e em comunidades indígenas que trata de energia eólica. “É um projeto fantástico e que vai abrir oportunidade para a geração de energia eólica no Estado”, afirmou, complementando que deverá ser implementado na sede do Município de Uiramutã e na comunidade Pedra Branca, áreas em que as correntes de vento são maiores no Estado.

Telmário Mota teve uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esta semana. “Levei o projeto, que o Ministério da Justiça já conhecia, mas que estava parado. O ministro abraçou a ideia com muito entusiasmo e determinou que seja dado andamento a ele”, frisou.

Para a execução do projeto Cruviana deverão ser investidos cerca de R$ 3 milhões. Caso a Companhia Energética de Roraima (Cerr) não tenha condições de ser parceira na implantação, a Eletrobras Roraima poderá assumir esse papel, segundo o senador.

O projeto já tem autorização dos líderes indígenas daquela região para que seja executado. “O ISA tem toda a autorização quanto à questão indígena. Então, não terá nenhum problema ambiental nem resistência da população indígena. Essa é uma oportunidade para geração de energia alternativa, limpa e com menor impacto ambiental”, afirmou o parlamentar.

FONTE: Jornal Folha de Boa Vista

VER MAIS EM:

http://www.cir.org.br/index.php/component/k2/item/242-isa-estuda-produ%C3%A7%C3%A3o-de-energia-e%C3%B3lica-na-raposa-serra-do-sol-em-rr

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/06/1475549-energia-renovavel-e-aposta-de-indios-de-roraima-contra-crise-energetica.shtml

http://www.folhabv.com.br/noticia/Terra-indigena-recebera-energia-eolica/14044 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.