RO – Ibama autoriza a operação da Usina Hidrelétrica Jirau

O Ibama emitiu a Licença de Operação relativa à Usina Hidrelétrica Jirau. Localizada no rio Madeira, a usina terá capacidade instalada de 3.300MW, gerados por meio de 44 turbinas do tipo Bulbo.

O cronograma de implantação da usina, que foi antecipado, prevê a operação das primeiras unidades geradoras de forma concomitante aos trabalhos de instalação das unidades restantes e demais estruturas integrantes da usina. Nos próximos três anos haverá a conclusão e o comissionamento sucessivo das outras unidades geradoras, até se atingir a integral capacidade instalada do empreendimento.

A licença de operação, que estabelece 32 condicionantes específicas, prevê a manutenção dos programas ambientais direcionados à etapa construtiva, somados aos programas relativos à fase de operação.

O reservatório, com 518 km² e cota máxima de operação em 90m, será formado em três etapas de enchimento, com conclusão prevista para janeiro de 2014, de forma a preservar a qualidade da água e melhores condições para o resgate e afugentamento da fauna. Já a partir de janeiro de 2013, com o término da segunda etapa de enchimento, o reservatório atingirá a cota de 84m, permitindo o início da geração comercial de energia.

O parecer técnico que avaliou o pedido de licença, concluído em 25 de setembro, apontou a necessidade de manifestação da Funai e Iphan. Após o atendimento de todas exigências, a Comissão de Avaliação e Aprovação de Licenças Ambientais composta pelos diretores do Ibama aprovou a emissão da licença, que foi assinada hoje (19/10) pelo Presidente Volney Zanardi Junior.

FONTE : Ascom/Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *