Portaria 303 AGU – Indígenas fecham BR-364 na divisa entre Rondônia e Mato Grosso

Indígenas de 16 etnias fecharam a BR-364 na manhã desta segunda-feira (20), na divisa dos estados de Mato Grosso e Rondônia. Os índios querem o veto à Portaria 303, que restringe as atividades culturais indígenas como caça, pesca e expansão do território. Segundo o cacique Eduardo Mamaindê, da aldeia Mamaindê, a rodovia será liberada somente após a presença de alguma autoridade que possa representá-los em Brasília. A Polícia Rodoviária Federal está no local. O bloqueio fica a 40 quilômetros de Vilhena, RO.

O congestionamento é motivo de muita reclamação, principalmente por parte dos motoristas.

O motorista Lanfontaine Bicalho, vindo de Belo Horizonte, MG, com destino a Belém, PA, conta que este é o segundo bloqueio que enfrenta desde que saiu de Minas Gerais. O primeiro foi na divisa de Mato Grosso com Goiás. Bicalho teme perder seus compromissos. Segundo o motorista, ele deve embarcar um veículo na balsa em Porto Velho e depois pegar um voo, às 22h, com destino a Belém.”Não vai dar tempo”, reclama.

Curiosos
O vendedor Anilton Retrós está voltando para Cuiabá, MT, vindo de um excursão a Alto Paraíso, RO. Segundo Anilton, esta é a primeira vez que ele vivencia uma manifestação e também “nunca tinha visto índio de perto”. Anilton se juntou a outras pessoas que estavam fotografando os indígenas.

FONTE : G1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*