Marinha inicia comissão de Assistência Hospitalar ao interior do Amazonas e leva nova edição do projeto Oftalmologia Humanitária

A Marinha do Brasil iniciou, no dia 16 de março, uma comissão ao interior do Amazonas e leva o projeto Oftalmologia Humanitária para a realização de cirurgias de catarata. A bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, as equipes de saúde da Marinha e de organizações parceiras irão prestar assistência a moradores dos municípios de Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Uarini e Alvarães. Os atendimentos terão início no dia 25 de março no município de Tonantins (AM). 

Coordenado pela Marinha do Brasil e Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) Manaus, o projeto Oftalmologia Humanitária conta com a participação de profissionais da Fundação Piedade Cohen, do Instituto da Visão, da Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de São Paulo, além do laboratório Alcon e da empresa Lupas Leitor. 

Nos municípios que receberão as ações do projeto, serão realizadas cirurgias de catarata e pterígio. Uma triagem prévia foi realizada nas localidades para otimizar o atendimento da população e alcançar o público prioritário para os procedimentos.

Em cada parada, a equipe de saúde do NAsH “Soares de Meirelles” realizará, a bordo, atendimentos médicos e odontológicos, além de serviços como aferição de pressão arterial, exame de glicemia e dispensação de medicamentos.

Assessoria de Comunicação Social do Comando do 9º Distrito Nava