Cacau é o homenageado da Festa Anual da Árvore do Museu Goeldi

A programação da Festa em 2024 conta com trilha temática e feira cultural no Domingo é Dia de Ciência.

Foto: Museu Goeldi

Agencia Museu Goeldi – Conhecida como a fruta do chocolate, o cacau está nas memórias deliciosas de muita gente ao redor do mundo. Mas você sabe que ele tem parentes? A Festa da Árvore do Museu Goeldi neste final de março é uma oportunidade de conhecer o álbum de família do cacau.

A planta sagrada para os povos pré-colombianos, e que hoje sustenta famílias, comunidades tradicionais e indústrias, foi batizada cientificamente de Theobroma cacao, que significa alimento dos deuses. Com diversas propriedades nutricionais e efeitos medicinais, o cacau é originário da Amazônia. É o motor da economia e o modo de viver de empreendedores em vários locais do Pará, que apresenta a maior variedade e diversidade de sementes de cacau no mundo, como explicou uma pesquisa do Museu Goeldi – quer saber mais acesse aqui.

Os participantes da Festa Anual da Árvore do Museu Paraense Emílio Goeldi, que acontece entre os dias 20 e 30 de março no Parque Zoobotânico da instituição, terão a oportunidade de conhecer o cacaueiro e outras espécies do gênero Theobroma, que também possuem interesse comercial.

O circuito Theobroma: cacau e seus parentes que moram no Parque Zoobotânico apresenta aos interessados outras espécies que pertencem a mesma família do cacau: Cacau Jacaré (Herrania marie); Cupuí (Theobroma subincanum); Cacauí (Thebroma speciosum) e Cupuaçu (Theobroma grandiflorum).

Uma trilha com códigos de barra, proposta para escolas agendadas, mas que também pode ser seguida pelo público adulto, aborda a importância biológica, sociocultural e econômica das plantas.  Atividades educativas também apresentarão um pouco das características do cacau e suas espécies “parentes”. Faça o agendamento de sua escola ou centro comunitário através do e-mail  nuvop@museu-goeldi.br

Para o público não escolar, a programação conta ainda com a parceira entre MPEG e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A realização do Expobot, um evento de divulgação científica em que os alunos da universidade irão apresentar características e curiosidades sobre plantas da Amazônia, acontece no sábado (23) e domingo (24).

Já o tradicional Domingo é Dia de Ciência, o primeiro do ano, acontece no dia 24 de março e traz um elenco de outras atividades ofertadas. Além do Expobot, haverá exposição de artesanato indígena e atividades de educação ambiental.

A chefe do Serviço de Educação do MPEG, Ana Claúdia Silva ressalta que o evento convida “as pessoas para comemorar o Dia da Árvore no mês de março. Procuramos trazer temáticas ambientais para estimular debates.  Todo ano é escolhido uma árvore símbolo, que em 2024 é o Cacau, sendo este momento o pontapé inicial. Dentro do próprio tema do cacau, tem a questão de alimentação, exportação, os impactos que a espécie sofre com as mudanças climáticas, etc, que pode gerar outros aprendizados”, pontua Ana Claúdia.

Dia da Árvore – Instituída pelo Decreto Federal Nº 55.795 em 1965, o Dia da Árvore nas regiões Norte e Nordeste é comemorado em 24 de março, diferente do restante do país que celebra em setembro. A distinção leva em consideração as diferenças climáticas entre as regiões, uma vez que setembro é um período de estiagem e não é adequado para plantio.

Texto: Kauanny Cohen – Edição: Joice Santos – Fonte: Museu Goeldi – Cacau é o homenageado da Festa Anual da Árvore do Museu Goeldi — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br)