Censipam e UNODC unem esforços para combater o crime nos rios do Amazonas

Manaus, 19/03/2024 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) promoveram uma consulta técnica, nesta terça-feira (19/3), focada na análise das ameaças que afetam as áreas fluviais do Estado do Amazonas. O evento ocorreu no Centro Regional do Censipam em Manaus (AM) com o objetivo de desenvolver soluções para ampliar a compreensão das dinâmicas dos rios e intensificar ações contra organizações criminosas.

“Nossa meta é, em parceria com a UNODC, integrar informações e gerar conhecimento atualizado para apoiar futuras operações de fiscalização e combate ao crime dentro do domínio fluvial no estado do Amazonas”, destacou o Diretor-Geral Adjunto do Censipam, Harley Angelo de Moraes.

Durante a cerimônia de abertura, a coordenadora regional do Programa Global de Combate ao Crime Marítimo, Francesca Caonero, explicou que essa consulta técnica visa fortalecer as habilidades técnicas e das ações de coordenação interagências contra grupos de crimes organizados transnacionais que operam nos rios de forma ilícita. ”Essa análise pretende apresentar o uso da tecnologia de sensoriamento remoto e ferramenta de análises para fomentar ações coordenadas e combater, de forma mais eficiente, os grupos criminosos transnacionais”, detalha Caonero.

Participaram do evento o escritório de assuntos de aplicação da lei de narcóticos do departamento de estado dos Estados Unidos, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal do Brasil, a Receita Federal do Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Agência Nacional De Transportes Aquaviários (Antaq), e a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).

FONTE: CENSIPAM – Censipam e UNODC unem esforços para combater o crime nos rios do Amazonas — Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM (www.gov.br)