Ibama devolve à natureza dezenas de animais resgatados no Amapá

Brasília (28/03/24) – Animais silvestres de diferentes espécies, inclusive um mutum, ave ameaçada de extinção, foram devolvidos à natureza no estado do Amapá (AP) pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em várias ações de soltura realizadas ao longo do primeiro trimestre deste ano pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Foram soltos 152 animais, entre eles, animais marinhos, de água doce e terrestres.

-Foto: IBAMA

Esses animais são oriundos de tráfico, resgate e entrega voluntária. Os Cetas também atendem animais silvestres doentes, feridos, provenientes de apreensão ou vítimas de maus tratos. Depois de passarem pela reabilitação em um Centro de Triagem, eles são destinados a áreas protegidas para retomar à liberdade ou encaminhados para empreendimentos de fauna autorizados.

Tartaruga-verde e veado-mateiro

Numa das operações, chamou a atenção dos servidores uma fêmea adulta de tartaruga-verde, cuja idade não pode ser estimada. O animal foi achado, em novembro de 2023, com ferimentos no casco e encalhado em um rio. O Cetas/AP fez o resgate e a reabilitação, e a tartaruga-verde foi devolvida à natureza em fevereiro de 2024.

Também surpreendeu durante o período de reabilitação um veado-mateiro, que ganhou o nome de Perninha. Ele foi resgatado pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BAPM) do Amapá, em maio de 2023. Antes de chamar o resgate, porém, populares tentaram imobilizar o veado, o que gerou uma fratura na perna do animal. Ele já chegou ao Cetas sem andar, mas depois dos cuidados de veterinários e de ambientação, realizada por biólogos, que recebeu por quase 10 meses, ele pôde retornar à natureza, neste mês de março.

Para realizar as diversas operações de soltura, o Ibama contou com a parceria do ICMBio e o envolvimento de 32 profissionais, muitos oriundos de outros estados.

Estão entre os animais devolvidos à natureza: anta, jaguatirica, veado-mateiro, veado-roxo, capivara, serpentes, macacos-aranhas, macaco-prego (mico-de-topete) e saimiri (conhecido como macaco-de-cheiro ou macaco-esquilo). Foram soltos ainda tartaruga-da-amazônia (considerada a maior espécie do gênero Podocnemis), tartaruga-verde (tartaruga marinha), tracajás (espécie de cágado de carapaça negra, com manchas amarelas na cabeça), araras, papagaios, mutum e outros passeriformes (aves).

Outros animais silvestres resgatados se recuperam no Cetas do Amapá. Novas solturas estão previstas para ocorrer nos próximos meses, assim que os animais estiverem saudáveis e em condições de voltarem em segurança para a natureza.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama devolve à natureza dezenas de animais resgatados no Amapá — Ibama (www.gov.br)