Missão Catrimani: incêndios ameaçam comunidades Yanomami

Como se não bastasse enfrentar o garimpo e a consequente crise humanitária (gripe, malária, desnutrição, estupros, violência, mortes e destruição do meio ambiente), o povo Yanomami sofre agora com uma série de incêndios que devasta suas casas comunitárias, suas roças e bens de subsistência.

Equipe da Missão Catrimani visita comunidades afetadas pelos incêndios – Postada em: Vatican News

O alerta vem da Missão Catrimani no Estado de Roraima, norte do Brasil, por meio de uma nota publicada em uma rede social na última quarta-feira, 21 de fevereiro 2024.

Padre Bob Mulega, missionário da Consolata que faz parte da equipe da Missão confirma a situação crítica que as comunidades enfrentam e explica as possíveis causas dos incêndios na região do médio Catrimani na Terra Indígena Yanomami (TIY) onde vivem aproximadamente 1170 habitantes em 29 comunidades. Segundo o religioso, os focos de incêndios iniciaram há cerca de dez dias e se intensificam a cada dia.

“As causas dos incêndios estão ligadas ao tempo de seca e aos ventos que se abatem sobre a região nesta época”, afirma o religioso. “A partir dos fogos simples feitos pelos Yanomami para cultivar suas roças, com o vento e a fricção entres as árvores, as faíscas supostamente acabam sendo levadas para mais longe provocando incêndios em outros pontos da mata que já se encontra muito seca”, complementa com preocupação e faz um apelo. “É um momento extremamente complicado para as comunidades que estão lutando para proteger o que é essencial para a sua subsistência”.

Com a destruição das roças, “o alerte de fome é eminente pois as novas plantações estão sendo devastadas pelo fogo que se espalha por uma vasta área da floresta abrangendo entre três e quatro horas de caminhada subindo e descendo o rio Catrimani desde a sede da Missão”, destaca padre Bob. Até o momento, 10 comunidades foram afetadas com três casas perdidas e seis plantações danificadas incluindo a sede da Missão. “Felizmente, até o momento, não houve nenhuma vítima, mas 50% da população local está sendo afetada”, ressalta o missionário.

COMO AJUDAR

A Equipe dos missionários e das missionárias da Consolata do Catrimani pertencente a diocese de Roraima, está trabalhando para prestar assistência aos afetados. Padre Bob conclui convidando a um gesto de solidariedade: “Pedimos orações e a colaboração de cada um de vocês. Qualquer forma de ajuda, desde contribuições financeiras até apoio moral, será muito apreciada. Juntos, podemos fazer a diferença e oferecer o suporte necessário para superarem essa adversidade. Concretamente os Yanomami afetados precisam de alimentação, redes e materiais de pesca que são essenciais para a sua sobrevivência. As doações podem ser feitas por meio da conta do Instituto Missões Consolata. A sua ajuda fará a diferença. Em nome da Equipe, muito obrigado”, finaliza.

GARIMPO NA TERRA YANOMAMI

Com uma população de aproximadamente 30.000 habitantes, o povo Yanomami é assolado por décadas pela exploração ilegal do garimpo que vem causando diversos impactos no meio ambiente, contaminações, doenças e mortes, denunciados várias vezes como genocídio. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 300 Yanomami morreram em 2023, 50% crianças com menos de quatro anos de idade.

Um ano do início das ações do Governo Federal na Terra Indígena Yanomami (TIY) com o objetivo de proteção territorial e da retomada da política de saúde, o Relatório de Violência contra os Povos Indígenas no Brasil com dados de 2022, elaborado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), mostra a continuidade da situação crítica de saúde e a persistência do garimpo no território. O relatório evidencia o rastro de omissões do governo anterior, com o sistemático descumprimento de decisões jurídicas e uma omissão intencional na proteção dos Yanomami.

No entanto, apesar dos esforços de pessoas e profissionais engajados, as medidas adotadas pelo atual governo não foram suficientes e efetivas, e não contaram com o empenho necessários por parte de todas as instâncias que deveriam colocar em práticas as decisões. Além disso, agora parte da população tem que enfrentar as consequências dos incêndios.

Padre Jaime C. Patias, Comunicação Geral IMC – Vatican News – (ver galeria de fotos) – Missão Catrimani: incêndios ameaçam comunidades Yanomami – Vatican News 

Nota – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias