Estudo aponta possibilidade de colapso da Amazônia até 2050

Artigo publicado na revista Nature apresenta soluções para que o processo de degradação do bioma seja freado

Foto: Marcelo Camargo Agência Brasil

O Tarde Nacional – Amazônia desta quinta-feira (15) falou sobre uma pesquisa que alerta para o fato de que, até 2050, a Amazônia pode entrar em colapso e atingir ponto de não retorno (quando a natureza perde sua capacidade de regeneração).

O entrevistado foi o pesquisador de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e primeiro autor do estudo, Bernardo Flores.

Ele citou as principais ameaças ao bioma e explicou de que forma os impactos dessa degradação podem afetar todo o planeta. O artigo, publicado na revista Nature, também aponta soluções, tanto em escala local quanto global, para que os riscos de colapso sejam reduzidos.

O estudo, liderado por pesquisadores brasileiros, contou também com colaboradores da Europa e dos Estados Unidos. A pesquisa foi financiada pelo Instituto Serrapilheira.

Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.

FONTE: EBC RÁDIOS – Estudo aponta possibilidade de colapso da Amazônia até 2050 | EBC Rádios