Em Roraima, secretário debate ampliação do SUS e regulação da assistência

Secretário de atenção especializada, Helvécio Magalhães, se reuniu com gestores estaduais e municipais em Boa Vista. Estado receberá novos investimentos no SUS com a chegada de hospital universitário federal

Foto: Samuel Malta/MS

O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, participou, nesta quinta-feira (8), de reunião na sede da Prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, com gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. No encontro, entre outros temas, foi discutida a criação do complexo regulador da saúde do estado e do município, a reorganização e ampliação da rede de urgência e atenção hospitalar e a expansão do serviço do Samu 192.

“Anuncia-se um tempo que podemos ter muito mais conquistas para o povo de Roraima e para o SUS. A intenção do governo federal é ampliar os serviços em todas as áreas, especialmente no campo da atenção especializada e das vigilâncias”, destacou Helvécio, conclamando os gestores para uma agenda de trabalho efetiva e conjunta entre União, estado e município.

Na reunião, os gestores apresentaram demandas ao secretário e debateram o desenvolvimento de ações nas áreas de telessaúde, como teleconsultoria, e ações efetivas diante das crises migratórias e o contexto da população indígena local. O debate também se estendeu ao andamento da fila de cirurgias eletivas. “Sem o programa, não teríamos mais de 500 mil brasileiros conseguindo fazer procedimentos cirúrgicos”, pontuou Helvécio, ao mencionar o Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF), criado pela pasta.

Magalhães aproveitou o encontro para dar detalhes sobre o ganho que Roraima terá com a chegada do primeiro hospital universitário federal à região. O protocolo de intenções para a implantação da unidade, que funcionará no lugar do atual Hospital das Clínicas Doutor Wilson Franco, foi assinado na quarta-feira (7). Além de recursos provenientes do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), devem ser alocados R$ 50 milhões, por meio do Fundo da Amazônia, para a construção de um complexo de saúde indígena, anexo à futura unidade.

Com a assinatura do protocolo, a gestão do atual Hospital das Clínicas entra em fase de transição. Um grupo de trabalho foi instalado hoje para levar à frente esse processo. Quando acabar a transição e a gestão do hospital pertencer à Ebserh, a organização passará a ser a responsável pela aquisição de equipamentos, medicamentos, insumos e seleção de profissionais. A unidade servirá de base para a residência dos novos alunos de medicina do estado e vai ganhar novas especialidades.

Visita às Casas de Saúde Indígena

Acompanhado do secretário de Saúde Indígena, Ricardo Weibe, Helvécio também realizou uma visita técnica às Casas de Saúde Indígena (CASAIs) Yanomami e Leste, em Boa Vista. Na oportunidade, os secretários avaliaram as estruturas e conversaram com profissionais que atendem diariamente os povos tradicionais.

Também nesta quinta, eles se reuniram com gestores na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Roraima. Na pauta, estavam discussões para a organização da estrutura dos órgãos administrativos de Saúde no estado.

Nathan Victor – Ministério da Saúde – Em Roraima, secretário debate ampliação do SUS e regulação da assistência — Ministério da Saúde (www.gov.br)