Em Roraima, Funai realiza reunião setorial com órgãos que atuam na Terra Indígena Yanomami

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou uma reunião setorial com órgãos que atuam na Terra Indígena Yanomami. O debate ocorreu nesta segunda-feira (05) na sede da Coordenação Regional localizada em Boa Vista (RR) e integra uma série de diálogos promovidos pelo órgão indigenista nos últimos dias para intensificar as ações emergenciais e estruturantes no território.

Participaram da reunião organizações indígenas, a exemplo da Hutukara Associação Yanomami, Associação de Mulheres Yanomami Kumirãyõma (AMYK), e representantes da Casa Civil, do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério Público Federal (MPF), Universidade Federal e Roraima (UFRR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal de Roraima, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria Estadual de Agricultura.

Foi discutida a estruturação de uma proposta voltada à segurança alimentar no território Yanomami com a participação da Embrapa. O objetivo da Funai é fazer com que a vontade das comunidades indígenas seja respeitada e ajude a pautar as ações do poder público.

Já o reitor da UFRR, professor doutor José Geraldo Ticianeli, falou sobre os projetos desenvolvidos pela instituição em parceira com outros órgãos para a proteção dos Yanomami, nas áreas de direitos humanos, educação e saúde.

Para a liderança Davi Kopenawa, é fundamental que os projetos sejam detalhados às comunidades indígenas para que correspondam à realidade local, com a transmissão de conhecimentos necessários à execução das ações.

Pela Funai, estiveram presentes a presidente Joenia Wapichana, a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade, a coordenadora regional, Marizete de Souza, e demais servidores. “Os temas discutidos hoje foram de extrema importância. Nosso esforço é no sentido de dar uma resposta efetiva às principais demandas dos Yanomami por meio de uma atuação conjunta“, pontuou Joenia.

Reforço das ações

A Funai deu início na sexta-feira (02) a uma série de reuniões de planejamento com lideranças indígenas e representantes de diversos órgãos em Boa Vista, sob a liderança da presidente Joenia Wapichana. O objetivo é intensificar as ações emergenciais e estruturantes para a Terra Indígena Yanomami, bem como ampliar o diálogo com as demais comunidades indígenas do estado e outros segmentos envolvidos na defesa dos direitos dos povos indígenas.

Acompanham a presidente Joenia Wapichana nas agendas a diretora de Proteção Territorial da Funai, Janete Albuquerque, a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade, a diretora de Administração e Gestão, Mislene Metchacuna, e demais servidores.

A iniciativa surge em decorrência das diretrizes da Presidência da República, que determinou prioridade absoluta para todas as ações voltadas à Terra Indígena Yanomami em 2024.

Assessoria de Comunicação / Funai – Em Roraima, Funai realiza reunião setorial com órgãos que atuam na Terra Indígena Yanomami — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br) – (ver galeria de fotos) 

Relacionadas: