Brigadistas combatem incêndios em unidades de conservação em Roraima

Incêndios atingem o Parque Nacional do Viruá, Estação Ecológica Niquiá e Floresta Nacional de Roraima

Brigadistas – Foto: Acervo NGI Roraima

Dez brigadistas do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Roraima e dezenove do Prevfogo/IBAMA combatem incêndios que atingem as unidades de conservação Parna do Viruá, Esec Niquia e Flona de Roraima. As ações de combate ao fogo contam com o apoio da CIPA – Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Roraima. 

Até o momento, as chamas atingiram 3799 hectares na Flona, 214 hectares na Esec e 855 hectares no Parna. O clima seco e com fortes ventos no estado é um agravante para o alastramento do fogo, oriundo de queimas de roçados sem aceiros e queimadas para limpeza de pastos em fazendas próximas às unidades sem o devido controle pelos responsáveis. 

Desde o início de janeiro, a equipe do ICMBio Roraima está em alerta, tendo instalado o Sistema de Comando de Incidentes SCI-Roraima 2024, para monitorar possíveis incêndios nas unidades e coordenar o combate a incêndios florestais. Duas bases foram instaladas, uma na Flona de Roraima e outra no Parna do Viruá, que é vizinho à Esec Niquiá, para apoio às atividades de prevenção e de combate a incêndios florestais nas unidades e entorno.  

A Coordenação do Manejo Integrado do Fogo- CMIF/ICMBio apoia ações de combate e controle dos focos de fogo nas unidades de conservação do NGI Roraima. 

Com informações do Parque Nacional do Viruá, Estação Ecológica Niquiá e Floresta Nacional de Roraima 

Comunicação ICMBio – Brigadistas combatem incêndios em unidades de conservação em Roraima — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)