Rio Acre registra máxima histórica em Brasiléia (AC), com 15,58 m

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o rio chegou à cota de 15,58 m, no município, nesta quarta-feira (28)

Nível do rio superou a marca de 15,55 m alcançado em 2015 (Foto: SGB/Divulgação)

Com as chuvas intensas, o estado do Acre já registra enchentes históricas. No município de Brasiléia, o nível do rio alcançou 15,58 m nesta quarta-feira (28), conforme indica o Para consultar os boletins, clique Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil. A marca está acima da cota de inundação, fixada em 11,40 m, e superou o nível de 15,55 m alcançado em 2015.

“O monitoramento indica uma redução do ritmo de subida do rio no município de Brasiléia, na data de hoje (28). O SGB tem acompanhado o cenário e emitido boletins com previsões que auxiliam defesas civis e órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoio às populações afetadas por inundações”, explica o pesquisador em geociências Marcus Suassuna.

Níveis históricos foram também observados na estação de Assis Brasil, na cabeceira do Rio Acre. O município foi um dos primeiros a entrar na cota de inundação, mas com níveis já normalizados. A marca atual é de 6,72 m, mas o rio no município chegou à marca máxima de 13,31 m; segunda maior da história, atrás apenas do nível registrado em 2012, que foi de 14,03 m.

Já o município de Xapuri registra a cota de de 15,65 m – a terceira maior da história. As maiores foram: 18,24 m em 2015; e 15,71 m em 1978. A capital, Rio Branco, está na marca de 16,54 m. Em 2023, a cidade registrou 7,77 m neste mesmo período; a segunda maior cheia da história.

Boletim de Alerta Hidrológico

Os boletins de alerta hidrológico da Bacia do Rio Acre, gerados a partir da operação do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH), apresenta os níveis das estações de Assis Brasil, Brasileia/Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco. Para Xapuri e Rio Branco, o SGB gera também previsões sobre os níveis que o rio deve atingir em Xapuri e Rio Branco, possibilitando antecipar o cenário nas cidades.

Para consultar os boletins, clique aqui.

Situação de emergência

Diante do cenário crítico de inundações, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 17 cidades: Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Cruzeiro Do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Rio Acre registra máxima histórica em Brasiléia (AC), com 15,58 m (sgb.gov.br)