ANA publica o primeiro Mapa do Monitor de Secas com cobertura nacional

O Programa Monitor de Secas, ferramenta de monitoramento contínuo de secas coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), passa a trazer dados do Amapá (AP) a partir de janeiro deste ano. Com esta última adesão, o Programa passa a acompanhar o grau de severidade das secas, com impactos associados, de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, completando a cobertura nacional.

Nesta quinta-feira, 18 de janeiro, foi divulgado o primeiro Mapa do Monitor com o Amapá, referente a dezembro de 2023, retratando uma condição de seca fraca (S0) no nordeste e sudoeste do estado. O Mapa foi elaborado em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá (SEMA), além de outras instituições estaduais parceiras.

O programa tem como principal produto o Mapa do Monitor de Secas, construído mensalmente a partir da colaboração dos estados integrantes e de uma rede de instituições parceiras estaduais e federais que assumem diferentes papéis na sua rotina de elaboração.

Esse cenário de seca no Amapá é reflexo de uma condição mais generalizada que atua também em outros estados do Norte, devido à atuação do fenômeno El Niño de forte intensidade no Oceano Pacífico Equatorial, que tem influenciado negativamente os quantitativos de chuva na Região nos últimos meses, mas que está começando perder a sua força.

O mapa do Monitor de Secas vem sendo utilizado para auxiliar o planejamento e a execução de políticas públicas de combate e minimização dos impactos da seca e pode ser acessada tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br quanto pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.

MONITOR DE SECAS

Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. Mensalmente informações sobre a situação de secas são disponibilizadas até o mês anterior, com indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca na região.

Monitor de Secas tem como objetivo integrar o conhecimento técnico e científico já existente em diferentes instituições estaduais e federais para alcançar um entendimento comum sobre as condições de seca, como: sua severidade, a evolução espacial e no tempo, e seus impactos sobre os diferentes setores envolvidos. O Monitor facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos utilizáveis por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de Monitoramento, Previsão e Alerta Precoce.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) – ANA publica o primeiro Mapa do Monitor de Secas com cobertura nacional — Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *