Operação TUNUÍ moderniza sistema e leva energia solar para comunidade indígena

Tunuí-Cachoeira (AM) – O 2° Grupamento de Engenharia (2º Gpt E) finalizou no último sábado, 16 de dezembro, a 2ª Fase do Projeto de Modernização do Sistema de Armazenamento de Energia da Usina Fotovoltaica do 7º Pelotão Especial de Fronteira (7º PEF) / 5º Batalhão de Infantaria de Selva da 2ª Brigada de Infantaria de Selva na Operação TUNUÍ.

Postada em: CMA EB

A 2ª Fase da operação contemplou a recuperação da rede elétrica de média tensão, responsável por levar energia elétrica gerada pela Planta Fotovoltaica (painel solar) do 7º PEF/5º BIS para a Comunidade Indígena BANIWA, lindeira ao Pelotão.

Postada em: CMA EB

O 2º Gpt E foi responsável por todo o planejamento da Operação TUNUÍ, em cooperação com a empresa Itaipu Binacional, além de fornecer engenheiros e técnicos na área de eletricidade para apoio da execução por parte da 21ª Companhia de Engenharia de Construção.

A operação contou com a participação de eletrotécnico da Comissão Regional de Obras/1, sediada no Rio de Janeiro/RJ e subordinada ao 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E), denotando o intercâmbio de conhecimento em linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, dentro do Sistema de Engenharia do Exército, em prol das missões da Engenharia Militar na Amazônia Ocidental.

Com a reativação da Planta Fotovoltaica e a energização da linha de transmissão, o 7º PEF/5º BIS, que marca a presença do Estado Brasileiro naquele ponto remoto do território nacional, passa a contar com 24 horas de geração de energia limpa e renovável, incrementando a sua operacionalidade e fornecendo, também, energia elétrica para a Comunidade Indígena BANIWA, transformando as vidas dos indígenas locais.

PUBLICADO POR: EXÉRCITO BRASILEIRO / COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – Operação TUNUÍ moderniza sistema e leva energia solar para comunidade indígena (eb.mil.br) (VER GALERIA DE FOTOS)

Relacionada:

Operação Tunuí leva energia solar para comunidade indígena – Notícias – Exército Brasileiro (eb.mil.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *