Militares prestam cerca de 300 atendimentos médicos em aldeias Tiriyó e Kaxuyana, no Parque Tumucumaque (PA)

Tiriós (PA) – No prosseguimento das ações da Operação COVID-19, o Comando Conjunto Norte (CCN), órgãos federais e estaduais iniciaram, no dia 18 de julho, uma ação cívico-social (ACISO) nas aldeias do Parque Tumucumaque (PA), que reúne cerca de dois mil indígenas.

Os militares prestaram assistência de saúde e orientações preventivas para mitigar os efeitos da COVID-19 e outras enfermidades, além de realizarem a manutenção de equipamentos mecânicos.

A atividade foi realizada por integrantes do Comando Militar do Norte, do Comando do 4° Distrito Naval, da ALA 9, da Fundação Nacional do Índio e da Secretaria Especial de Saúde Indígena.

Durante a ação, foram realizados 275 atendimentos nas especialidades de clínica médica, ginecologia, dermatologia, pediatria, odontologia e farmácia nas comunidades de Missão Nova e Pedra da Onça.

Além da assistência médica e odontológica, foram manutenidos cinco equipamentos mecânicos e distribuídas 165 cestas básicas nas comunidades de Yawa, Maritepú, Boca do Marapi e Santo Antônio.

Essa ação social conjunta em Tiriós é inédita e visa intensificar a assistência à saúde, já prestada aos indígenas pelo Exército Brasileiro, em toda a região amazônica, particularmente, nesse momento importante de luta contra a COVID-19.
Fonte: CCN – cmn  covid19   ccn   indígenas   operação tiriós                                                                   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *