Operação Ágata Fronteira Norte atua no garimpo ilegal na região de Xitei na TIY

A ação contou com militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e agentes da Polícia Federal

Foto: Exército Brasileiro EB CMA

Uma grande e longa ação foi executada por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e agentes da Polícia Federal entre os dias 19 e 22 de outubro, em Xitei (RR). Esta operação do Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte desarticulou bases do garimpo ilegal e foi possível devido ao eficaz planejamento realizado entre os órgãos e ao emprego de recursos humanos altamente capacitados.

Desta forma, demonstrando elevado nível de operacionalidade, a operação se deu com o apoio das aeronaves HM-4 Jaguar e HM-1 Pantera, ambas do Exército Brasileiro, e uma aeronave C-98 Caravan, da Força Aérea Brasileira, por meio das quais os militares de Operações Especiais da Marinha do Brasil e agentes da Polícia Federal foram infiltrados e retirados da região.

Assim, em mais essa ação de proteção ao meio ambiente na Amazônia, houve uma significativa quantidade de bens destruídos, tais como quadriciclos, cassiterita, motores, geradores, motobombas, diesel, antenas Starlink, munições e 5 acampamentos, que juntos comportariam pelo menos 50 pessoas. Além disso, foram apreendidos pela Polícia Federal munições de diversos calibres, antenas Starlink, documentos e cartões de crédito.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto Nº 11405, de 30 de janeiro de 2023,alterado pelo Decreto Nº 11575, de 21 de junho de 2023.

PUBLICADO POR: EXÉRCITO BRASILEIRO / COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – Operação Ágata Fronteira Norte atua no garimpo ilegal na região de Xitei na TIY (eb.mil.br)

Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *