Com alta nas queimadas, Amazonas lidera ranking e espalha fumaça

Manaus (AM)- Há 20 dias o Amazonas mantém o primeiro lugar no ranking do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). São 5.467 focos de calor de 17 de agosto a 5 de setembro, o que corresponde a 35,5% de todos os focos da Amazônia Legal. Comparando os dados entre 2010 a 2023, esta é a primeira vez que o estado permanece nesse período em primeiro lugar, consolidando-se com números crescentes.

Imagem de Satélite do Inpe mostra centenas de focos de calor e fumaça das queimadas na fronteira do desmatamento AMACRO (Foto: Reprodução plataforma BDQUEIMADAS/INPE/ 05/09/2023). Postada em:    AMAZÔNIA REAL

“O destaque, infelizmente negativo do Amazonas em relação ao desmatamento e às queimadas, é resultado de uma expansão sem controle de ocupações ilegais de terras públicas que têm se intensificado tanto em municípios do sul do estado quanto nos municípios da região metropolitana de Manaus”, explica o cientista Carlos Durigan, diretor da WCS Brasil em entrevista à Amazônia Real.

A liderança do Amazonas em relação a outros estados da região se repete no recorte nos primeiros cinco dias de setembro. O Inpe registra 3.007 focos no Amazonas neste período. No Pará, são 1.241 e no Mato Grosso, 1003, segundo monitoramento de queimadas do órgão, nesta mesma data.

Por Wérica Lima

CONTEÚDO, NA ÍNTEGRA, DISPONÍVEL EM: Com alta nas queimadas, Amazonas lidera ranking e espalha fumaça – Amazônia Real (amazoniareal.com.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *