Funai participa do III Encontro Regional Conversas da Amazônia na Colômbia

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) marcou presença no III Encontro Regional Conversas da Amazônia – Economias Locais, realizado entre os dias 16, 17 e 18 de agosto na cidade de Leticia, na Colômbia. A instituição foi representada pela diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade, que compartilhou experiências de fortalecimento da economia indígena e gestão do território promovidas no Brasil.

Foto postada em: FUNAI

No encontro, cerca de 40 representantes de povos indígenas e comunidades locais de diversos territórios da região norte do rio Amazonas (Equador, Peru, Colômbia, Venezuela e Brasil) compartilharam conhecimentos e aprendizados sobre a economia amazônica, com ênfase em seus próprios sistemas de alimentação e subsistência, bem como em alternativas culturais e econômicas.

“A participação da Funai no evento se deu, em primeiro lugar, pelo momento político favorável aos povos indígenas que o nosso país está vivenciando, possibilitando retomar políticas indigenistas que foram construídas junto com os povos indígenas para contribuir com o bem-viver deles em seus territórios tradicionais”, afirmou Lucia Alberta.

“Foi possível ainda compartilhar as experiências da Funai com a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI), ação inédita na América do Sul para a gestão dos territórios indígenas. Além disso, foi incrível conviver e intercambiar conhecimentos ancestrais que contribuem com a proteção da Amazônia com os povos dos cinco países presentes”, completou a diretora.

Nesta edição do encontro, foram apresentadas 17 experiências implementadas em 11 territórios indígenas, acompanhadas por oito organizações de cinco países, constituindo um compromisso coletivo para consolidar uma visão regional para a salvaguarda da integridade da floresta tropical contínua mais bem preservada do mundo.

O evento ocorre anualmente até 2025 e é um esforço conjunto da Aliança Norte Amazônica (ANA) e seus parceiros para promover uma rede de troca e aprendizado a partir de soluções de alto impacto implementadas por povos indígenas e comunidades locais da região. A ANA é composta por oito organizações não-governamentais com mais de 30 anos de experiência.

O encontro contou com a participação de organizações indígenas nacionais e regionais, entidades governamentais, aliados da sociedade civil, organizações multilaterais, agências de cooperação e financiadores.

Assessoria de Comunicação / Funai – Funai participa do III Encontro Regional Conversas da Amazônia na Colômbia — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)  

Relacionada:

III Encuentro Amazónico “Conversaciones de la Amazonía” – FIAS