O açaí e a crise climática

Os eventos climáticos extremos, de muito sol ou muita chuva, já afetam a Amazônia. Moradores de comunidades tradicionais estão sendo obrigados a se adaptar e mudar a alimentação por constantes problemas nas safras, e o açaí é um exemplo. Base alimentar de muitos povos da região, o fruto tem apresentado safras variadas, por vezes não amadurece e até chega a ser perdido. Em Abaetetuba, no Pará, o açaizeiro nativo, que alimentou gerações, tem se tornado uma preocupação para comunidades que dependem de boas colheitas – o que não vem ocorrendo nos últimos cinco anos. O símbolo da sobrevivência da floresta está ameaçado.

A família Araújo, queixa-se que o açaí se desprende da palmeira antes de amadurecer e atribuem o problema à crise climática (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real),

“Faz uns quatro, cinco anos que começamos a perceber que mudou. Em maio, ainda não tem. Às vezes, o açaí começa a chegar em junho, julho”, explica Daniela Araújo, 34 anos, presidente da Associação dos Agroextrativista, Pescadores e Artesãos de Pirocaba (Asapap). Na comunidade localizada em Abaetetuba, município do nordeste do Pará, havia uma festa para celebrar o início da colheita do fruto amazônico. Há três anos, a festividade teve de ser mudada para datas que variam de ano para ano. A safra do açaí nesta região já não é mais a mesma.

O pai de Daniela, Diomar Araújo, 53 anos, apanha açaí desde os 12 e sempre viveu no território tradicional de Pirocaba. Para a reportagem da Amazônia Real, ele aponta para os caroços que pintam de verde o chão em torno das palmeiras que circundam a casa da família, cuja renda depende diretamente do açaí.  “Todos esses anos da minha vida e eu nunca tinha visto nada parecido com isso, o açaí cai verde do talo e não presta mais para nada. Fica tudo aí no chão”, queixa-se. “Não tem aquele ‘açaí preto’, como a gente fala”, completa Daniela.

Pirocaba é uma das dezenas de comunidades que já sentem os impactos das mudanças climáticas na Amazônia. Ou mudança “no tempo”, como prefere Diomar. “Agora está tudo desregrado, a gente não tem mais aquela safra certa porque ou é muito sol ou muita chuva. Tem ano que dá bom e tem ano que não dá quase nada”, diz ele, caminhando por entre os açaizeiros de sua propriedade. “E a gente depende do açaí aqui.”

O açaí é o fruto mais consumido na região Norte e é a base alimentar de diversas comunidades e populações. Seu cultivo se estende por quase toda a floresta amazônica, incluindo os países vizinhos Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Peru. Pará, Amazonas e Maranhão são os maiores Estados produtores nacionais, onde o produto é consumido localmente de forma diferente do restante do País.

TEXTO NA ÍNTEGRA E GALERIA DE FOTOS, VER EM: AMAZÔNIA REAL

Por  e  – `Publicado em: O açaí e a crise climática – Amazônia Real (amazoniareal.com.br)