Museu Goeldi e Prefeitura de Belém desenvolvem acordo para deixar Belém mais verde

Na manhã desta terça (11), o Diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Júnior, se reuniu com a Secretária de Meio Ambiente do Município de Belém, Christiane Ferreira da Silva. Na pauta, os pontos iniciais de uma cooperação técnica entre Museu e Prefeitura para ações conjuntas na produção de mudas, arborização, estudos em áreas protegidas e educação ambiental.

Agência Museu Goeldi – Uma reunião entre a secretária municipal de Meio Ambiente de Belém (SEMMA), Christiane Ferreira da Silva, e o diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Nilson Gabas Jr., nesta terça-feira (11) deu sequência às negociações para firmar uma cooperação técnica entre a Prefeitura e o MPEG. Os diálogos do Museu Goeldi com diversas áreas da esfera municipal fazem parte das ações conjuntas combinadas com o prefeito Edmilson Rodrigues como preparação à realização da COP-30 na capital paraense.

Cooperação técnica é um instrumento jurídico que formaliza ações de interesse comum entre órgãos da administração pública para a execução de trabalhos, atividades e eventos de interesse recíproco. No caso, a reunião com a SEMMA, que é um orgão municipal, com o Museu Goeldi, que é um orgão federal, teve como foco ações conjuntas colaborativas para tornar a capital paraense mais verde. A cooperação envolverá outras áreas de interesse mútuo, mas o meio ambiente é o ponto de partida.

Foi proposto compartilhamento de equipamentos e expertise para monitoramento de árvores, produção de mudas, pesquisa em áreas protegidas, educação ambiental em Belém e nas ilhas da Região Metropolitana de Belém, além de campanhas para plantio no entorno do Parque Zoobotânico (bairro de São Brás) e Campus de Pesquisa (bairro da Terra Firme).

Os primeiros trabalhos entre SEMMA e Museu Goeldi envolvem a produção e doação de mudas de plantas entre as instituições; análises para a detecção do grau de vitalidade das árvores da cidade (sobretudo as mangueiras) com equipamento de ultrassom de risco que está sendo adquirido pelo Museu Goeldi.

No futuro próximo, os dois dirigentes (Gabas Júnior e Christiane) também combinaram de trabalhar no planejamento de exposições sobre os rios subterrâneos de Belém e como a população se relaciona e pode se relacionar com os cursos d’água.

Texto: Uriel Pinho – Edição: Joice Santos – PUBLICADO POR: MUSEU GOELDI – Museu Goeldi e Prefeitura de Belém desenvolvem acordo para deixar Belém mais verde — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br) 

Relacionada:

Museu Goeldi recebe Medalha de Honra do Mérito Científico — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br)