Marinha presta atendimento médico a comunidades ribeirinhas dos estados de Roraima e Amazonas

NAsH “Oswaldo Cruz” está percorrendo a região dos rios Branco e Negro, em apoio à Operação “Ágata Fronteira Norte “

Foto: Marinha do Brasil

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Oswaldo Cruz” está sendo empregado, desde o último dia 10, para atendimentos e procedimentos médicos, odontológicos, exames clínicos, raio X, ultrassom, vacinas e distribuição de medicamentos em comunidades ribeirinhas dos estados de Roraima e Amazonas. Até a tarde de hoje (13), o navio da Marinha do Brasil atendeu 233 pacientes, realizou 932 procedimentos médicos e 612 odontológicos, 15 exames e distribuiu 6401 medicamentos nas comunidades ribeirinhas de Sacaí, Santa Maria do Boiaçu e Caracaraí, localizadas às margens do rio Branco, no estado de Roraima.

“Eu quero agradecer aos médicos e dentistas que vieram de longe para ajudar as pessoas aqui da região do Baixo Rio Branco. O atendimento do navio ‘Oswaldo Cruz’ foi muito bom, me trataram muito bem. Nós estávamos necessitando muito. Eu rezei muito para esse navio chegar aqui. E chegou numa hora boa. Obrigada por nos atenderem. Sejam bem-vindos”, disse a moradora da comunidade de Santa Maria do Boiaçu, Maria Soares.

Para os próximos dias, estão previstos atendimentos nas comunidades ribeirinhas de Tupanaruca, Moura, Carvueiro, Caburis, Santa Isabel do Rio Negro, Caioezinho e Bom Jesus, na região dos rios Branco e Negro, nos estados de Roraima e Amazonas.

Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”

O navio completará 40 anos de serviço ativo na Marinha no próximo ano, e um dos seus diferenciais é a capacidade de levar uma aeronave UH-12 “Esquilo”, que pode realizar, se necessário, evacuação aeromédica. Ele tem dois ambulatórios, dois consultórios odontológicos, um laboratório, um centro cirúrgico, uma sala de raio X, duas enfermarias, uma sala de esterilização e equipamento de ultrassom.

Agência Marinha de Notícias – Marinha presta atendimento médico a comunidades ribeirinhas dos estados de Roraima e Amazonas | Marinha do Brasil  (VER GALERIA DE FOTOS)