Funai, OTCA e FILAC tratam dos preparativos para a Cúpula Amazônica e projetos socioculturais

Representantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e do Fundo para Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (FILAC) estiveram na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na última sexta-feira (30), para tratar dos preparativos para a Cúpula Amazônica, que acontecerá em Belém (PA) nos dias 08 e 09 de agosto.

Foto: Rafael Campos – FUNAI

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS), Lucia Alberta, receberam o coordenador da OTCA, Carlos Macedo; o secretário técnico do FILAC, Alberto Pizarro; a chefe de gabinete do FILAC, Amparo Morales; e o delegado do FILAC, Gerson Waraiwe.

Além dos preparativos para a Cúpula Amazônica, foram apresentados projetos desenvolvidos pelo FILAC, principalmente na formação de jovens lideranças indígenas e na preservação e revitalização das línguas originárias. “Queremos que as vozes indígenas estejam representadas e queremos evitar que as línguas continuem desaparecendo”, declarou Alberto Pizarro, manifestando ainda sua expectativa de que o Brasil se una a essas iniciativas.

Lucia Alberta lembrou que “nós estamos na Década Internacional das Línguas Indígenas, e o Brasil possui uma diversidade imensa de línguas. Além disso, a Funai trabalha para qualificar o ensino sobre línguas e cultura indígena nas escolas”.

Joenia Wapichana esclareceu que o Museu do Índio, órgão científico-cultural da Funai, possui programas de valorização de línguas indígenas, como a elaboração de dicionários, e que a demanda por apoio a projetos está aumentando. “A Funai está aberta a parcerias. Aos poucos estamos retomando as políticas públicas e parcerias”, declarou a presidente da Funai.

OTCA é uma organização intergovernamental formada por oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) em 03 de julho de 1978, com o objetivo de promover o desenvolvimento harmônico dos territórios amazônicos, de maneira que as ações conjuntas gerem resultados equitativos e mutuamente benéficos para alcançar o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

FILAC é um órgão intergovernamental criado em 1992 na segunda Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Madrid, Espanha. Ele apoia os processos de autodesenvolvimento de povos, comunidades e organizações indígenas da região, e promove o bem viver como alternativa para garantir a sustentabilidade ambiental, o respeito pelos direitos humanos fundamentais e o diálogo entre os principais atores do desenvolvimento indígena: povos indígenas, governos, sociedade civil, academia, empresários, entre outros.

Assessoria de Comunicação/Funai – Funai, OTCA e FILAC tratam dos preparativos para a Cúpula Amazônica e projetos socioculturais — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)