“É o mapa do caminho para Belém”, diz Marina em Letícia, na Colômbia

As ministras Marina Silva e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) participaram nos últimos dois dias, em Letícia, na Colômbia, da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, evento preparatório da Cúpula de Belém, que vai reunir chefes de Estado dos oito países amazônicos em agosto, no Pará.

Marina Silva em entrevista coletiva ao lado da ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Susana Muhamad e da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara – Postada em: “É o mapa do caminho para Belém”, diz Marina em Letícia, na Colômbia — Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (www.gov.br)

“É o mapa do caminho para Belém”, disse Marina em entrevista coletiva após plenária com a participação do presidente Lula e do presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Em discurso, Lula defendeu a união dos países amazônicos.

Ele reiterou a meta do governo brasileiro de zerar o desmatamento até 2030 e disse que “esse é um compromisso que os países amazônicos podem assumir juntos na Cúpula de Belém”, citando a retomada do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e a queda de 33,6% dos alertas de desmatamento no primeiro semestre.

No sábado pela manhã, Marina teve encontro bilateral com a ministra colombiana, Susana Muhamad, e participou de reunião com seis ministros e ministras de meio ambiente da região (Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Venezuela e Suriname). Na sexta, teve encontros bilaterais com a ministra peruana, Albina Ruiz, e o comissário de meio ambiente da União Europeia, Virginijus Sinkevičius, convidado do governo colombiano para a reunião.

A ministra brasileira também recebeu de representantes de organizações não-governamentais e do Banco Mundial um relatório com os resultados de seminário sobre bioeconomia realizado no Pará.

Em Letícia, as propostas foram discutidas por representantes dos oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Venezuela, Suriname e Guiana.

A Cúpula de Belém será a primeira reunião de presidentes dos países amazônicos em 14 anos. O Tratado de Cooperação Amazônica foi assinado em 1978, e houve cúpulas de chefes de Estado da região em 1989, 1992 e 2009. A de Belém será a quarta.

PUBLICADO POR: MMA – “É o mapa do caminho para Belém”, diz Marina em Letícia, na Colômbia — Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (www.gov.br)

Relacionadas: