Ataque a tiros em aldeia yanomami mata criança e deixa cinco feridos – ATUALIZADO em 05/07/2023

Uma criança morreu e cinco indígenas ficaram feridos durante um ataque a tiros a uma aldeia yanomami na região de Parima, em Roraima. Um helicóptero foi enviado de Boa Vista para auxiliar no atendimento às vítimas. 

Foto postada em: Agência Brasil EBC

O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) não informou quem foram os responsáveis pelo ataque, mas disse que eles fugiram do local. Servidores do MPI se deslocaram para a aldeia, junto com policiais federais, militares e agentes da Força Nacional de Segurança.

“O MPI reforça que segue trabalhando com as demais esferas de governo buscando a completa retirada dos garimpeiros das terras indígenas. Essa atividade degrada não só o meio ambiente, mas ataca o modo de vida e toda a organização social dos povos indígenas”, informa a nota do ministério.

PUBLICADO POR: AGÊNCIA BRASIL EBC – Ataque a tiros em aldeia yanomami mata criança e deixa cinco feridos | Agência Brasil (ebc.com.br) 

COMUNICAÇÃO UNIFICADA OPERAÇÃO YANOMAMI – GOVERNO FEDERAL

O Governo Federal lamenta o ato violento e se solidariza com a comunidade indígena Parima, da Terra Indígena (TI) Yanomami, após o ataque a tiros ocorrido na noite da última segunda-feira (3), em Roraima. O Governo Federal tem atuado para que os envolvidos sejam identificados e responsabilizados.

Por meio dos ministérios da Saúde, dos Povos Indígenas, Meio Ambiente, da Defesa e da Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e da Secretaria Especial de Saúde Indígena, Ibama e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, o Governo Federal tem agido para garantir a assistência adequada aos indígenas feridos no ataque às crianças e adultos.

As equipes prestaram atendimento imediato aos feridos no local e foram transferidos nesta tarde para Surucucu e Boa Vista, em aeronaves da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) equipadas com respiradores e outros equipamentos de resgate emergencial.

O Governo Federal trabalha de maneira articulada em ações de planejamento e execução de operações promovidas no âmbito da expulsão de garimpeiros da TI Yanomami.

A região está em situação de emergência desde que foi publicado o Decreto n° 11405, de janeiro de 2023, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami a serem adotadas por órgãos da administração federal.

O Governo Federal reitera o compromisso de reestruturar as políticas voltadas à promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas, como saúde indígena, segurança alimentar e proteção territorial na TI Yanomami.

Relacionadas: