FAB conclui mais de 5 mil atendimentos a populações ribeirinhas do Amazonas

Hospital de Campanha sobre balsas superou as expectativas, alcançando mais de 600 atendimentos diários

A Força Aérea Brasileira, por meio do Hospital de Campanha (HCAMP), finalizou, nesse domingo (04/06), os atendimentos de saúde à comunidade do município de Barcelos, no estado do Amazonas. Por meio das balsas conduzidas pelo Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN) no Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR), a população teve acesso a diversos serviços de assistência à saúde.

A Ação Cívico-Social (ACISO) atingiu recorde de mais de mil atendimentos à população no último sábado (27/05). A expectativa inicial de 450 atendimentos por dia foi superada quase todos os dias, e totalizou mais de 5 mil atendimentos, além de mais de 14,5 mil medicamentos dispensados à população.

Só no distrito de Moura foram mais de 5 mil medicamentos dispensados nos três dias em que as balsas ficaram atracadas às margens do Rio Negro.

A Secretaria Municipal de Saúde de Barcelos foi responsável por ajudar na divulgação, na organização dos agendamentos, e ainda por complementar o fornecimento de medicamentos à população, num trabalho conjunto com a FAB. As especialidades oferecidas foram: ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia, emergência, neurologia, fisioterapia e odontologia. Além disso, o HCAMP também realizou atendimentos nas áreas de psicologia, assistência social e assistência religiosa, exames preventivos de colo de útero, exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia).

“Essa ação da Força Aérea Brasileira foi de grande importância, pois nós tínhamos muitas demandas reprimidas. Sabemos que no interior temos várias dificuldades para que esses pacientes consigam chegar até a capital Manaus. Então, trazer os especialistas até o município ajudou bastante. Esse impacto foi muito positivo. Nós tivemos um esvaziamento dessa fila. Nós só temos a agradecer, também de maneira especial, a toda equipe da Força Aérea Brasileira que esteve aqui esses dias. A população está muito satisfeita. A cidade ficou muito feliz, agradecida por todos os atendimentos realizados aqui  de excelência. Todos os profissionais são ótimos, preparados, com um carinho. Assim, a gente não tem nem comparação; e também toda uma humanização com os pacientes. Todos foram bem acolhidos”, declarou a Secretária de Saúde de Barcelos, Patrícia Leite, que também agradeceu o apoio do Prefeito Edson Mendes.

A paciente indígena Suzana Kepropeteri Yanomami foi atendida no HCAMP em Barcelos, e, por meio do tradutor, falou sobre a atenção recebida. “Muito feliz pelo atendimento que estão fazendo na área da saúde, e agradeço a prioridade aos povos indígenas. É um privilégio ter esse atendimento para nós”, expressou.

A paciente Natali Salviano dos Santos também se sentiu satisfeita ao ser consultada e já receber o resultado de exames no mesmo dia. “Eu achei muito bom, porque é bem satisfatório, pois a gente quase não tem na nossa cidade e quando vem a gente tem que aproveitar. Fui bem tratada, fiz o exame, não deu nada, está tudo certo”, declarou.

A Subcomandante do HCAMP, Capitão Médica Patologista Christiane Scardino Evangelista de Loureiro, destacou casos graves identificados durante os atendimentos na cidade. “Uma paciente jovem foi identificada com uma lesão na mama e, como a gente tinha recursos, foi possível, com o radiologista e ginecologista, fazer uma expiração e ser analisado pelo médico patologista. Nessa análise, constatou-se uma lesão maligna e essa paciente pôde ser encaminhada para o centro de referência e assim ser acompanhada com mais cuidado”, detalhou. “É gratificante para os profissionais que trabalham conseguir “fazer a diferença” na vida das pessoas, como nesse caso”, completou.

Doação de vestuários e acessórios

Durante a ACISO, a FAB também realizou doação, para crianças ribeirinhas, de mais de quinhentas peças de roupas e acessórios feitos, em parte, de fardas militares descaracterizadas. A iniciativa é uma parceria com a ONG “Dress a girl”, que customiza shorts, vestidos, bonecas e tiras com laços.

Após conhecer o trabalho da “Dress a Girl”, e sabendo do EXCELSIOR 2023, a senhora Christiane Peres Goulart mobilizou voluntárias para a coleta e corte de fardas visando às doações para as comunidades ribeirinhas. “Cada encontro das voluntárias reforçava a vontade de poder ajudar o próximo, mesmo com pequenas ações, além de estreitar os laços de amizade. Temos como objetivo gerar engajamento em vilas residenciais militares para coleta e tratamento das peças para doação. Visamos, dessa forma, um maior impacto social e a diminuição do descarte dos tecidos”, declarou.

“Participar desses projetos traz de volta o trabalho de solidariedade de quando eu servia à Força Aérea; só que agora do outro lado, como voluntária”, afirmou a senhora Ana Cláudia Amarante Passos Cabral, Oficial da Reserva da FAB, que atua na organização de trabalhos voluntários da Vila de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

O EXCELSIO

O Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR) é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo, que só foi possível devido ao esforço conjunto do Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (DACO-MN), do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), do HCAMP, do Escalão Móvel de Apoio (EMA), do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN) e da Unidade Celular de Intendência (UCI).

Fotos e vídeo: Sargentos Figueira, P. Silva e Neris / CECOMSAER
Clique aqui e assista ao vídeo
Confira aqui mais fotos do Exercício no Flickr da Força Aérea Brasileira
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Tenente-Coronel Nunes
PUBLICADO POR: FORÇA AÉREA BRASILEIRA FAB – FAB conclui mais de 5 mil atendimentos a populações ribeirinhas do Amazonas – Força Aérea Brasileira