EXCELSIOR 2023 – Missão cumprida: FAB finaliza Exercício no Estado do Amazonas

Odontologia foi a especialidade mais demandada, com mais de 800 atendimentos e mais de 1.700 procedimentos realizados em todo o período da Ação Cívico-Social (ACISO)

Foto: Força Aérea Brasileira FAB

Após mais de vinte dias entre transporte de materiais, montagem de toda estrutura, navegação pelo Rio Negro, além de milhares de atendimentos, as balsas da Força Aérea Brasileira (FAB) retornaram, nesta quarta-feira (07/06), ao porto do Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN), onde foi concluído o Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR). Essa foi uma Ação do Comando da Aeronáutica possível devido ao esforço conjunto do DACO-MN, do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), do Hospital de Campanha (HCAMP), do Escalão Móvel de Apoio (EMA), do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN) e da Unidade Celular de Intendência (UCI).

O Exercício foi uma mobilização da FAB para o atendimento especializado em saúde às comunidades das margens do Rio Negro-AM, no distrito de Moura, de 26 a 28/05, e no município Barcelos, de 31/05 a 04/06. Ao todo, foram contabilizados 5.300 atendimentos nas especialidades de clínica médica, dermatologia, emergência, farmácia, fisioterapia, ginecologia, neurologia, odontologia, ortopedia, pediatria, proctologia, psicologia, além de assistência religiosa e serviço social. A odontologia foi a especialidade mais demandada, ultrapassando 800 atendimentos e tendo realizado quase 1.800 procedimentos em todo o período.

Além disso, o HCAMP também realizou 172 exames preventivos de colo de útero, com resultados em tempo real; mais de mil exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia); 83 atendimentos de assistência social e 163 assistências religiosas. Foram distribuídos quase 15 mil medicamentos doados pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, e pela Secretaria Municipal de Saúde de Barcelos.

A FAB também realizou doação de mais de quinhentas peças de roupas e acessórios feitos, em parte, de fardas militares descaracterizadas. A iniciativa foi uma parceria com a ONG “Dress a girl”, que customiza shorts, vestidos, bonecas e tiras com laços. Nessa ação, foram mobilizadas voluntárias para a coleta e corte de fardas, visando as doações para as comunidades ribeirinhas.

A Ação Cívico-Social contou com mais de cem militares das áreas da saúde, de intendência, de comunicação, de segurança e defesa, dentre outros envolvidos na operação das balsas e prestação de serviços na região.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, durante vista técnica-operacional nas balsas, relembrou a missão que comandou em 2012, na Operação Ágata IV, que também contou com Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea para atendimento a populações do Amazonas, da qual partiu a ideia do EXCELSIOR 2023.

“O Comando da Aeronáutica, fiel ao cumprimento de seus preceitos constitucionais, orgulha-se de ações como essa, junto ao povo brasileiro, que reforçam o nosso comprometimento com o presente e com o futuro, sempre balizado nos nobres ideais que norteiam esta instituição militar”.  “Vale destacar, ainda, o devotamento, o patriotismo e o profissionalismo de cada um dos envolvidos neste Exercício, que integraram a equipe de apoio, de saúde, de segurança e atuaram na gestão, bem como ressaltar o resoluto cumprimento da nossa nobre missão de manter a soberania do espaço aéreo”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

Para o Comandante do Exercício, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, essa foi uma oportunidade de fortalecer as capacidades logísticas, de saúde e de intendência, as quais são fundamentais para o funcionamento de qualquer força militar.

“Reconhecemos que a assistência às comunidades ribeirinhas do norte do Brasil é de relevante importância, e nosso compromisso com o bem-estar de nossa população não se limita apenas aos nossos militares, mas se estende a todos os cidadãos. Ressalto ainda o recurso humano, que são os militares subordinados ao nosso Comando-Geral do Pessoal: equipe da saúde, da assistência religiosa, da assistência social, dentre outros. Eles foram fundamentais para o sucesso da nossa missão”, pontuou.

Nesse Exercício, a FAB transportou, por meio das balsas, a maior estrutura ao longo de anos, sendo o maior comboio em extensão, com 146 metros de comprimento e 1000 toneladas deslocadas. “A Força Aérea aproveitou as balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) para acomodar a estrutura do Hospital de Campanha. Nosso objetivo foi transportar todo esse material de Manaus até Moura, de Moura até Barcelos, e retornar pra Manaus. Foram aproximadamente mil quilômetros sobre o Rio Negro, ida e volta em quinze dias”, disse o Chefe do DACO-MN, Tenente-Coronel Aviador Antônio Carlos Neves Trigueiro.

De acordo com a Prefeitura do Município de Barcelos, última cidade atendida pelo EXCELSIOR 2023, a ação da Força Aérea Brasileira foi de grande importância, pois haviam muitas demandas reprimidas. “Sabemos que no interior temos várias dificuldades para que esses pacientes consigam chegar até a capital Manaus. Nós só temos a agradecer, de maneira especial, a toda equipe da Força Aérea Brasileira que esteve aqui estes dias. A população está muito satisfeita. Todos os profissionais são ótimos, preparados, com um carinho; a gente não tem nem comparação; e também toda uma humanização com os pacientes. Todos foram bem acolhidos”, declarou a Secretária de Saúde de Barcelos, Patrícia Leite.

Fotos e vídeo: Sargentos Figueira, P. Silva e Neris / CECOMSAER / Tenente Dantoniele / 7ºETA
Clique aqui e assista ao vídeo
Confira aqui mais fotos do Exercício no Flickr da Força Aérea Brasileira.
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Tenente-Coronel Nunes  –  Publicado por: Força Aérea Brasileira FAB – Missão cumprida: FAB finaliza Exercício no Estado do Amazonas – Força Aérea Brasileira