62ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 17 de junho de 2023, sábado, a 62ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Cidades e bairros educadores: olhares a partir de Paulo Freire”, tendo como convidado o “Prof. Dr. Alexandre Saul”.

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 62ª Tertúlia Portugal – Brasil:

62ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 17 de junho de 2023,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Cidades e bairros educadores: olhares a partir de Paulo Freire”

Apresentação: “Prof. Dr. Alexandre Saul”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:   https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil 

Instagram: @tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação:  

O objetivo da Tertúlia é evidenciar princípios presentes em propostas e práticas dos chamados “cidades e bairros educadores”, que são relacionados à intenção de ressignificar e articular equipamentos e contextos urbanos em prol da melhoria da qualidade de vida das populações. Em especial, interessam aqueles cenários em que a obra de Paulo Freire vem sendo utilizada como referência teórico-metodológica e crivo analítico de mudanças pretendidas/empreendidas, uma vez que esse autor insiste no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem comprometidos com a democratização da sociedade e com a justiça social.

Sobre o convidado:

O Prof. Dr. Alexandre Saul é Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pesquisa sobre políticas e práticas de currículo e formação de professores. É docente-pesquisador da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado). Coordena a Cátedra Paulo Freire da Universidade desde 2018, e foi membro titular do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão dessa mesma Instituição no período 2017 a 2023. É vice-Coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação – Sudeste (2023-2025), integra a Diretoria da Associação Brasileira de Currículo – ABdC (2021-2023), como Tesoureiro e Coordenador de Publicações, sendo Editor-Chefe da Revista Pesquiseduca. É membro do Grupo de Trabalho em Currículo da Rede Freireana de Pesquisadores e dos Grupos de Pesquisa “O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira”, na PUC/SP, e “Currículo, cultura e diferença”, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É líder do Grupo de Pesquisa “Currículo e formação de professores: diálogo, conhecimento e justiça social”. Tem experiência na área de Educação, com destaque para os temas: Currículo; Formação de Professores e Políticas Educacionais.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

      • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
      • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
      • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos