17ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 19 de junho de 2021, sábado, a 17ª Tertúlia Portugal Brasil, sob o tema:  “Marcos Portugal, D. Pedro e a criação dos hinos de Portugal e do Brasil: a música como instrumento político do liberalismo e do nacionalismo.”, tendo como convidado o Jornalista Pedro Tadeu

 O grupo de trabalho transnacional capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, promove, no próximo dia 19 de junho de 2021, a “17ª Tertúlia Portugal Brasil.”

17ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 19/junho/2021,
22h00 – 23h40 (hora de Portugal) / 18h00 – 19h40 (hora de Brasília),

TEMA: “Marcos Portugal, D. Pedro e a criação dos hinos de Portugal e do Brasil: a música como instrumento político do liberalismo e do nacionalismo.”

Convidado apresentador: Jornalista Pedro Tadeu

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465 

RESUMO DA APRESENTAÇÃO

A saída da corte portuguesa para o Brasil teve múltiplos impactos nos dois territórios e  que foram muito para além das conhecidas consequências políticas imediatas e subsequentes.

Um desses impactos foi cultural: a mudança da centralidade do poder do império colonial português para o Rio de Janeiro criou também uma nova centralidade de produção e criação cultural, de que é exemplo a música.

Com a corte vieram também para o Brasil os melhores músicos que estavam em Lisboa, liderados por Marcos Portugal, o compositor português que antes ganhara enorme fama em Itália como autor de óperas de grande êxito – um sucesso nessa área que nunca mais algum outro compositor português conseguirá igualar.

Marcos Portugal, que depois de viajar para o Brasil nunca mais regressou a Portugal, era, em 1807, no ano da transferência da corte, professor de música de D. Pedro e com ele entrou numa espécie de competição: ambos escreveram sucessivos hinos que pretendiam ser nacionais ou de glorificação do titular do reino, quer para Portugal quer para o Brasil. Com partitura conhecida cada um deles compôs quatro hinos, entre 1809 e 1832. Ambos os estados adotaram, durante muito tempo, algumas dessas composições como símbolo nacional oficial.

O tema desta palestra irá também fazer um breve enquadramento desta atividade criadora de Marcos Portugal e de D. Pedro no contexto mais geral da criação de hinos nacionais, desde a Revolução Francesa, e de como esses hinos nacionais foram importantes para a propaganda e mobilização populares, quer dos ideias liberais, quer dos ideias nacionalistas, ao longo de todo o século XIX.

PEDRO TADEU

Pedro Tadeu é jornalista desde 1983. Nasceu em 1963.
Desde janeiro deste ano é autor de um programa diário na rádio Antena 1 intitulado “Panfletos“, sobre a relação da música com os movimentos sociais e políticos.

Criou e gere o grupo no Facebook Panfletos-Antena 1, sobre o mesmo tema. O grupo contava 6200 membros ativos em 1 junho de 2021.

A página profissional que anima no facebook, designada  “Pedro Tadeu”, tem mais de 15 mil seguidores e o seu perfil pessoal tem mais cinco mil, o máximo permitido.

É, desde 29 de junho de 2019, membro de um programa radiofónico semanal da Antena1, sobre política e história, intitulado “Radicais Livres“, com o professor universitário Jaime Nogueira Pinto e com o ex-diretor da rádio Antena1, Rui Pêgo.

Escreve desde 2010 uma coluna semanal de opinião política no jornal Diário de Notícias.

É também um regular conferencista e palestrante em iniciativas promovidas por fundações, universidades, editoras livreiras e outras instituições públicas e privadas sobre temas de jornalismo e música.

É ainda um pontual comentador de atualidade política na estação de televisão TVI, tarefa que igualmente fez entre 2011 e 2015 na RTP.

Foi autor de uma rubrica de opinião política na rádio TSF (de Outubro de 2019 a Fevereiro de 2021).

Foi Diretor da Direção de Documentação e Informação da Global Notícias, o maior arquivo de jornais e documental privado de Portugal),de Dezembro de 2016 a Novembro de 2021.

Subdiretor da Global Media Play (2018 a 2021) e do site produzido por essa produtora de vídeo, “Vdigital.pt”.

Criador e editor de “Quociente de Inteligência”, suplemento cultural do Diário de Notícias (desde Setembro de 2011 a Setembro de 2014).

Subdirector do Diário de Notícias (desde Setembro de 2010 a Setembro de 2014).

Director da agência de fotografia Global Imagens (desde Fevereiro de 2010 até Novembro de 2021).

Director do jornal 24horas desde Fevereiro de 2003 até Agosto de 2009.

Chefe de Redação do jornal “A Capital” (de 1996 a 1999).

Jornalista do jornal Avante!” (1987/1996).

Colaborador da organização dos espectáculos da Festa do “Avante!” (desde 1985).

Realizador e apresentador de programas de rádio entre 1983 e 1996 (Telefonia de Lisboa, Rádio Minuto e Rádio Horizonte Tejo).

Foi colaborador do pelouro dos espectáculos do Lisboa 94, Capital Europeia da Cultura onde foi também editor e autor de “Coliseu’s”, jornal cultural promovido por essa organização e autor da primeira edição do Mapa do Livro, uma iniciativa para a Festa do Livro promovida pela Biblioteca Nacional, que pela primeira mapeou todas as livrarias e bibliotecas existentes na cidade de Lisboa.

Foi ainda colaborador das secções de cultura e espectáculos dos jornais Europeu, Se7e e Diário de Lisboa (1984/1992) e foi colaborador para reportagem do jornal “o diário” (1983).

Foi professor do ensino secundário da disciplina de Tecnologias de Informação (1994/1996) e editou várias publicações nos jornais A Capital e 24horas sobre ciência e tecnologia (de 1996 a 2009).

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:  TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL 

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos