37ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 02 de abril de 2022, sábado, a 37ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “Travessia aérea Lisboa-Rio de Janeiro: o nascimento da navegação aérea científica”, tendo como convidado o CMG Costa Canas. 

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 37ª Tertúlia Portugal – Brasil:

37ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 02 de abril de 2022,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “Travessia aérea Lisboa-Rio de Janeiro: o nascimento da navegação aérea científica”

Apresentação: CMG Costa Canas

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:   https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil
Canal de Podcasts:
https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil    

Resumo de Comunicação
Terminada a Grande Guerra, surgem as primeiras travessias aéreas de longo curso. Em 1919 foram realizadas diversas tentativas de travessia do Atlântico Norte, tendo sido concluídas três delas. Nesse mesmo ano, Sacadura Cabral começa a preparar uma viagem que ligasse Portugal e o Brasil, por via aérea, a qual se iria concretizar em 1922, ano do centenário da independência do Brasil. Para concretizar este sonho, ele percebe que será necessário desenvolver um sistema de navegação aérea de base científica, tendo convidado Gago Coutinho para o apoiar nessa tarefa. Em conjunto vão adaptar as técnicas de navegação marítima ao novo elemento, o ar, e vão conceber novos instrumentos, adequados para as necessidades da navegação aérea.

Sobre o convidado
O Capitão-de-Mar-e-Guerra Costa Canas ingressou na Força Aérea em 1 de junho de 1982, onde prestou serviço, como oficial miliciano de Intendência e Contabilidade até ingressar na Escola Naval, em 1985. Terminada a licenciatura em Ciências Militares Navais, em 1990, embarcou no navio reabastecedor São Gabriel. Especializado em Submarinos e posteriormente em Navegação, embarcou nos submarinos Albacora, Barracuda e Delfim, tendo posteriormente comandado a corveta Jacinto Cândido de outubro de 2005 a junho de 2007. O seu tempo de embarque totaliza mais de 26 000 horas de navegação. Prestou serviço no Museu de Marinha, entre 2010 e 2015, tendo sido diretor do mesmo entre fevereiro de 2013 e outubro de 2015. Licenciado, Mestre e Doutor em História, na área dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa, possuiu ainda uma pós-graduação em História e Filosofia das Ciências. As suas principais áreas de investigação são a História dos Descobrimentos, História da Ciência e História da Náutica e da Cartografia, com especial interesse para os contributos de oficiais de Marinha para estas áreas. Atualmente é Professor da Escola Naval, encontrando-se a cumprir a sua terceira comissão nesta unidade, sendo também investigador do Centro de Investigação Naval e do Centro de História da Universidade de Lisboa. É o Secretário do International Committee for the History of Nautical Science e membro emérito da Academia de Marinha, sócio da Sociedade Portuguesa de Matemática e sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa. É autor de alguns livros e de mais de oito dezenas de artigos publicados em revistas especializadas e em atas de congressos e colóquios.

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlia Portugal-Brasil:
– Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
– Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
– Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos