Escolas de área indígena do Amazonas recebem internet Starlink, do bilionário Elon Musk

ITACOATIARA (AM) – Nove escolas da área indígena da rede municipal de ensino, da região do Rio Urubu, no interior do Amazonas, receberam instalações de internet do sistema Starlink, empresa de conexão via satélite do Grupo SpaceX, pertencente ao bilionário Elon Musk. Segundo a Prefeitura de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), as unidades de ensino foram beneficiadas com a tecnologia na semana passada.

Técnico de telecomunicações durante instalação de antenas da internet Starlink no Amazonas (Reprodução/Redes Sociais) – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM

Entre as unidades de ensino contempladas estão a Escola Municipal São José (Anexo II); Escola Municipal São José; Escola São José (Anexo I); Escola Municipal Adriano Máximo; Escola Municipal Manoel de Souza; Escola Municipal Manoel de Souza (Anexo I); Manoel de Souza (Anexo II); Escola Municipal Boa Esperança (Anexo I) e Boa esperança (Anexo II).

Conexão

A chegada da internet via satélite, da Starlink, acontece cerca de um ano após o empresário sul-africano-canadense anunciar um programa para conectar 19 mil escolas, em áreas rurais, para monitorar a Amazônia. Em 20 de maio de 2022, em uma publicação no Twitter, Elon Musk falou sobre o lançamento da Starlink, na região, e dizia estar “superanimado”.

“Superanimado por estar no Brasil para o lançamento da Starlink em 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais e também para o monitoramento ambiental da Amazônia”, disse Musk na publicação.

Elon Musk

Fundador, diretor-executivo e diretor técnico da empresa de transporte espacial SpaceX, onde opera também o serviço de internet via satélite, e comanda a Tesla, fabricante de carros elétricos, o bilionário Elon Musk é um empreendedor, empresário e filantropo sul-africano-canadense naturalizado norte-americano.

O empresário também é dono do Twitter, plataforma de rede social que Elon Musk só conseguiu concluir a compra, pelo valor de US$ 44 bilhões, em outubro de 2022, depois de 6 meses de negociações.

(*) Com informações do Portal O Login da Notícia
Bruno Pacheco – Especial para Revista Cenarium – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM – Escolas de área indígena do Amazonas recebem internet Starlink, do bilionário Elon Musk – Agência Amazônia (aamazonia.com.br)