Porta-voz de direitos humanos da ONU pede buscas redobradas para encontrar jornalista e indigenista na Amazônia

Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas condena falta de informação sobre paradeiro do britânico Dom Phillips e do defensor de direitos indígenas Bruno Pereira; escritório regional da entidade na América do Sul está monitorando a situação.

Porta-voz do Escritório da ONU, Ravina Shamdasani.

O Escritório da Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos declarou nesta sexta-feira preocupação com a falta de informação sobre o paradeiro do jornalista britânico Dom Phillps e do defensor de direitos dos indígenas, o brasileiro Bruno Pereira.

Em Genebra, a porta-voz da entidade, Ravina Shamdasani, lembrou que os dois desapareceram no Vale do Javari, uma área remota no oeste da Amazônia brasileira, na fronteira com Peru e Colômbia.

Atividades ilegais na área 

Segundo a porta-voz, o escritório regional de Direitos Humanos da ONU na América do Sul está monitorando de perto a situação. Ravina explicou que Pereira e Phillips estão desaparecidos desde 5 de junho, quando foram vistos pela última vez navegando em um barco no rio Itaquaí, para realizar entrevistas com comunidades indígenas.

A representante das Nações Unidas destacou que o Vale do Javari é o segundo maior território indígena no Brasil e acredita-se que a área tem uma das concentrações mais altas de tribos indígenas isoladas.

A zona tem sido bastante afetada pelo tráfico ilegal, pesca e atividades de mineração e tem sofrido também com o aumento de ações de grupos armados.

Ameaças

A porta-voz de direitos humanos da ONU declarou que o indigenista e o jornalista britânico têm sido bastante ativos em aumentar a conscientização e em defender os direitos humanos dos povos indígenas da área, incluindo por meio do monitoramento e da denúncia de atividades ilegais no Vale do Javari.

Bruno Pereira já havia recebido ameaças ligadas ao seu trabalho como defensor do meio ambiente e dos povos indígenas. As Nações Unidas também fazem um apelo “às autoridades brasileiras, para que redobrem os esforços para encontrar Phillips e Pereira”, levando em conta o tempo e os riscos reais para a vida e a segurança de ambos.

Segundo a porta-voz, “é crucial que as autoridades federais e locais reajam de maneira robusta, disponibilizando todos os meios e recursos existentes para uma busca eficiente na área remota em questão.”

O Escritório de Direitos Humanos elogia a atuação de grupos da sociedade civil, pelos esforços para encontrar os dois homens, com o envio de missões de busca e resgate na área.

A entidade da ONU reforça preocupação com os ataques constantes e ameaças a defensores de direitos humanos, ambientalistas e jornalistas no Brasil, lembrando ser de responsabilidade das autoridades protegê-los e garantir que possam exercer seus direitos, incluindo liberdade de expressão e de associação.

O Escritório volta a pedir mais proteção aos indígenas no Brasil, especialmente os que vivem em áreas isoladas ou sem contato. A representação das Nações Unidas quer ainda a adoção de medidas para garantir o direito à terra, aos territórios e a meios de subsistência, além da proteção de todas as formas de violência e de discriminação por atores estatais e não-estatais.

PUBLICADO POR:   ONU – NAÇÕES UNIDAS 

ONU pede mais esforços para encontrar Dom Phillips e Bruno Pereira | Radioagência Nacional (ebc.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *