Ocupação humana na Amazônia foi marcada por importantes acontecimentos ao longo dos séculos

Escassez de literatura sobre a Amazônia inspirou as autoras do livro “A floresta habitada: História da ocupação humana na Amazônia”

Ambiente é o Meio desta semana conversa com a pesquisadora e engenheira florestal Jakeline Pereira, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), sobre o livro A floresta habitada: História da ocupação humana na Amazônia, escrito junto com Tatiana Veríssimo. A obra conta a história da chegada do homem no vale do Amazonas há mais ou menos 11.000 a.C. até os dias atuais e está disponível gratuitamente aqui.

“Havia pouca literatura sobre a Amazônia em linguagem mais acessível”, adianta Jakeline sobre a motivação inicial para escrever o livro. “A partir dessa necessidade dos professores, começamos a ver essa possibilidade, a pesquisar, montar e escrever o livro, sempre pensando nessa forma em uma linguagem mais fácil, que as pessoas possam entender.”

A obra busca compreender os períodos históricos, seguindo a linha do tempo, marcados pelos acontecimentos mais importantes na região. “A teoria mais aceita é a de que levas de imigrantes asiáticos chegaram à Amazônia, há mais ou menos 11.000 a.C.”, conta a pesquisadora, que relata, ainda, sobre os achados arqueológicos que sustentam essa teoria. “Parece que até os chineses e os espanhóis estiveram na Bacia Amazônica antes dos portugueses.”

De acordo com Jakeline, os povos que habitavam a região “viviam de forma harmônica com a natureza, utilizando e modificando ela, vivendo de forma sustentável”. Com a descoberta da borracha na região, a floresta passou a ser utilizada “para o extrativismo” e muitos imigrantes chegaram à Amazônia. No século 20, o ciclo da borracha foi “interrompido de forma bruta” e, com a ditadura militar brasileira, a construção de estradas, a descoberta de minérios, a agropecuária e o incentivo à migração para a região, houve um “novo tipo de ocupação na Amazônia”, com um “grande volume de pessoas de vários lugares”, e “a destruição foi acompanhando”.

Para a pesquisadora, neste atual século, o grande desafio é “ trabalhar o desenvolvimento sustentável, utilizando os produtos da floresta através da bioeconomia, fazendo a economia girar sem precisar desse velho método de desenvolvimento, porque nós sabemos que isso não dá para a Amazônia”.

PUBLICADO POR: Ambiente é o Meio #68: Ocupação humana na Amazônia foi marcada por importantes acontecimentos ao longo dos séculos – Jornal da USP