Militares despedem-se de familiares rumo à Operação Acolhida

Curitiba (PR) – A manhã do dia 30 de novembro foi atípica para as famílias dos militares que integram o 15º Contingente da Operação Acolhida. Foi o dia de se despedir do efetivo que, a partir de dezembro, estará responsável pelas ações desenvolvidas pela Operação Acolhida, realizada nas cidades de Boa Vista, Pacaraima (RR) e Manaus (AM).

Crédito: Cb James e Cb Paris

Em formatura nas instalações do 27º Batalhão Logístico (27º B Log), o Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, destacou a importância da missão e da seleção da equipe que estará na Operação pelos próximos cinco meses. “A Acolhida é uma operação em que, desde 2018, o Exército está à frente das atividades realizadas em três grandes eixos estruturantes: ordenamento da fronteira, acolhimento e interiorização. É um privilégio estar nessa missão representando o EB e a todos nós da 5ª DE”, afirmou o Comandante.

Quem estava muito orgulhoso era o Sr. Reinaldo Antônio Pinto que é avô do Cabo Henrique, voluntário selecionado para integrar o 15º Contingente. “Nesta data, dia 30 de novembro de 1972, eu dei baixa das fileiras do Exército como soldado. Hoje, muitos anos depois, o meu neto nos dá muito orgulho em participar dessa missão”.

Para Olga Ferens, mãe da Primeiro-Tenente Odelita, o coração está apertado, mas cheio de orgulho da filha que estará na Acolhida pela segunda vez. “É um orgulho para a gente ver ela prestando esse serviço muito importante. Temos que ter força e equilíbrio para ficar esse tempo longe”.

“É uma grande expectativa representar o Exército numa missão como essa. Vai ser difícil ficar longe da família, que é nosso porto seguro, mas estou com fé em poder concluir da melhor forma possível a missão”, afirmou o Capitão Urias de Serafim.

O grupo viajou na madrugada de quinta-feira, 1º de dezembro, do aeroporto Afonso Pena para a região norte do país para atuar nas missões de ordenamento da fronteira, acolhimento e interiorização de dezembro a maio do ano seguinte.

São 78 militares oriundos de quartéis do Paraná e 196 de Santa Catarina. Mais de 90% do efetivo é composto por profissionais da região Sul, totalizando 357 militares em atuação na força-tarefa humanitária no 15º Contingente.

Aproximadamente 10 mil militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) já atuaram em ações em decorrência do fluxo migratório de venezuelanos nestas regiões desde o surgimento da Operação, em fevereiro de 2018. Esta é a primeira missão de ajuda humanitária das Forças Armadas em todo o território nacional.

Fonte: 5ª Divisão de Exército – Militares despedem-se de familiares rumo à Operação Acolhida – Noticiário do Exército (eb.mil.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *