Preparativos da 6ª CNSI avançam

A 6ª CNSI ocorrerá entre os dias 14 e 18 de novembro, no Centro Internacional de Convenções Do Brasil (CICB), em Brasília

Postada em SESAI

“A SESAI está comprometida com a realização da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena!” A afirmação é do Secretário Especial de Saúde Indígena, Reginaldo Ramos Machado, e foi dita durante a 20ª reunião ordinária da Comissão Organizadora do evento, que ocorreu nesta quarta-feira (22/6), na sede da SESAI, em Brasília.

O Secretário-Geral da 6ª CNSI, Willian Cesar Lopes Domingues, reforçou que o maior desejo dos indígenas brasileiros é que a Conferência seja realizada logo, já que tem sido adiada por causa da pandemia, pela importância do seu objeto: a atualização da PNASPI. “Nós faremos de tudo para que ela ocorra”, prometeu.

Durante o evento foi informado que as inscrições para os 1648 delegados começam a partir do dia 6 de julho e que, caso o titular não possa participar, o suplente deverá ser inscrito. A participação dos delegados é fundamental para avançarmos na melhoria da PNASPI, considerando a representatividade de todos os povos indígenas aldeados do país.

A inscrição será on-line, via aplicativo específico e os coordenadores dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas vão se encarregar de garantir o suporte necessário para que todos sejam inscritos.

OBJETIVO

A 6ª CNSI é uma realização do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da Saúde e ocorrerá entre os dias 14 e 18 de novembro, no Centro Internacional de Convenções Do Brasil (CICB), em Brasília. O objetivo é atualizar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI).

REUNIÕES TEMÁTICAS

O evento desta quarta foi antecedido, na segunda e na terça-feira, por reuniões das comissões temáticas, que trataram de questões como identidade visual, realização de feiras de artesanato, apresentação do layout inicial da Conferência e da infraestrutura necessária para que o evento ocorra a contento.

AGRADECIMENTO 

Por fim, o Secretário Reginaldo Ramos agradeceu a toda a Comissão Organizadora pelo compromisso e dedicação à realização da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena.

Texto: Aurélio Prado – Nucom/SESAI – Publicado em:  SESAI – SAÚDE INDÍGENA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *